ARACAJU/SE, 21 de setembro de 2025 , 4:41:44

Técnicos e analistas do INSS decidem permanecer em trabalho remoto

Da redação, AJN1

Técnicos e analistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram assembleia virtual neste sábado (12) e decidiram que não irão retomar as atividades presenciais e continuarão trabalhando de forma remota. A assembleia contou com a participação de 30 dos 250 servidores do órgão em Sergipe.

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), Joaquim Antônio Ferreira, os servidores decidiram continuar no trabalho remoto justamente por conta de uma vistoria feita pelos peritos médicos do INSS, que são autoridade máxima sanitária do órgão, que viu inconsistência na segurança sanitária dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as vidas dos servidores e segurados.

“Para garantir as vidas dos servidores e dos segurados. Nós decidimos em permanecer no trabalho remoto, trabalho esse que vem zerando as filas de represamento do INSS, no compromisso dos servidores do INSS. Quando fizerem uma nova análise dos EPIs e garantirem que existe uma segurança para o retorno gradual dos serviços nas agências do INSS, estaremos a postos para defender, trabalhar, organizar e conceder os beneficios de todos os trabalhadores e segurados do INSS”, ressaltou Joaquim Antônio.

O atendimento presencial nas agências do INSS está previsto para ser retomado nesta segunda-feira em todo o país. Antes da decisão dos técnicos e analistas do órgão, a superintendência do INSS havia anunciado que as agências de Capela, Tobias Barreto, Estância e Lagarto não iriam reabrir em decorrência dos servidores serem do grupo de risco. Além disso, a Perícia Médica não iria funcionar em virtude da não aprovação dos equipamentos de proteção individual, que seriam usados pelos trabalhadores.

A Superintendência do INSS em Sergipe ainda não se pronunciou sobre a decisão dos trabalhadores.

Você pode querer ler também