Disponível para a população aracajuana há pouco mais de um ano, o serviço de telemedicina da Prefeitura de Aracaju, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem se consolidado como uma importante ferramenta para ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde na capital sergipana a atendimento médico especializado.
O modelo de telemedicina na rede municipal de Aracaju, explica o coordenador de Inovação e Gestão Estratégica da SMS, Arthur Oliveira Dória, permite que pacientes sejam atendidos em salas equipadas com computadores, câmeras e microfones nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Nessas salas, com total privacidade e conforto, os pacientes se conectam a médicos especializados que realizam a consulta de forma remota. As especialidades oferecidas incluem endocrinologia, cardiologia, neurologia pediátrica e adulta, urologia.
“A telemedicina é uma realidade em todo o Brasil. Como muitas vezes não temos especialistas aqui, a gente consegue disponibilizar para os cidadãos especialistas de outros estados, agilizando a consulta. Em paralelo, ela também reduz as filas”, afirma o coordenador.
Em contínua expansão, o serviço facilita o acesso a médicos especializados e realiza duas mil consultas por mês. “Atualmente a gente está focando muito, em Aracaju, na endocrinologia, especialidade que nós garantimos pelo menos umas 700 vagas por mês”, explica Dória.
Desde que foi implementado em março de 2023, o serviço de telemedicina na rede municipal de aracaju já assegurou o agendamento de mais de 31 mil consultas. Entretanto, a taxa de absenteísmo ainda é um desafio a ser superado, pois quase 50% dos agendamentos não são concretizados, ou seja, as pessoas não comparecem às consultas agendadas.
“Estamos tentando combater o absenteísmo fazendo uma triagem detalhada da fila, agendando diretamente na recepção e entrando em contato com os usuários”, ressalta o coordenador.
Como acessar o serviço
Em Aracaju, a telemedicina está disponível em 39 das Unidades de Saúde da Família (USFs), com acesso a todos os usuários a partir de encaminhamento médico, podendo ser referenciados de todas as 45 USFs. O serviço também está disponível nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, Caps Primavera e Caps Liberdade.
A modalidade de atendimento busca acelerar a fila de espera em especialidades com déficit de profissionais e é um método seguro que segue os mesmos procedimentos das consultas presenciais. O agendamento é realizado pelo sistema na unidade de referência do usuário, facilitando o acesso. No dia agendado, o paciente retorna à unidade, onde assina um termo de consentimento de consulta à distância.