Da redação, AJN1
Os proprietários de ciclomotores tem até hoje (29) para emplacar e licenciar os veículos sem o pagamento de multa. Com o fim do prazo, que chegou a ser prorrogado por duas vezes, a partir de amanhã (1º de março) começa o período de fiscalização. Até o final do mês, não haverá apreensões, mas o proprietário terá que pagar multas por atraso de emplacamento, no valor de R$ 30,89 e de licenciamento vencido que é de R$ 31,19, quando procurar o Detran para regularizar a situação do ciclomotor.
Como não se tem um banco de dados sobre a venda deste tipo de veículo no estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) não tem uma estimativa de quantos ciclomotores estão em circulação. No entato, até a sexta-feira passada 4.112 ciclomotores foram emplacados.
Para realizar o emplacamento, os interessados devem se encaminhar a uma das unidades do Detran com o laudo de vistoria, cópias e originais da identidade e CPF do atual proprietário e declaração de procedência, que está disponível no site do órgão.
É bom lembrar que para o conduzir o ciclomotor a pessoa deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de fazer uso de capacete.