As obras do Terminal Pesqueiro de Aracaju estão previstas para encerrar este ano. O Governo de Sergipe recebeu R$3 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para concluir a obra. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), a previsão é que o Terminal entre em funcionamento ainda este ano.
Para o secretário André Bomfim, o Terminal possibilitará melhores condições de atuação a este setor da economia. “A conclusão do Terminal é um pleito constante de pescadores, marisqueiras e comerciantes de pescados, e do próprio Governo do Estado ao Governo Federal, pois sabemos da sua importância. Ele será gerido no modelo de parcerias público-privadas, por decisão do próprio Governo Federal. E o Governo de Sergipe acredita bastante neste modelo, tanto que já começou a implementar localmente, com outros empreendimentos, a exemplo da Ceasa de Itabaiana. Acreditamos que dessa forma a empresa responsável pela gestão poderá equipar de forma moderna o terminal, representando inclusive uma economia média de R$ 4 milhões para o Governo Federal”, comentou.
Na última quinta-feira (29) a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa abriu consulta pública para a concessão dos Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs) qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal. Além do Terminal de Aracaju, se enquadram os terminais de Belém (PA), Cananéia (SP), Manaus (AM), Natal (RN), Santos (SP) e Vitória (ES). O objetivo é obter contribuições, sugestões e subsídios para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização da licitação. O prazo para envio de contribuições vai até 13 de junho. Estudos técnicos de viabilidade já foram realizados e, conforme cronograma do Mapa, o Edital de concessão está previsto para o terceiro trimestre deste ano.
O Terminal
Localizado em frente ao Mercado Municipal Gov. Albano Franco, na foz do Rio Sergipe, o Terminal Pesqueiro de Aracaju foi projetado para servir de entreposto de recepção, comercialização e beneficiamento de pescados, composto de cais, fábrica de gelo, unidade de recepção e triagem de pescados, unidade de beneficiamento, unidade de armazenamento e conservação de pescados (câmaras frigoríficas), unidade de comercialização atacadista de produtos da pesca, vestiários e sanitários, unidade administrativa e refeitório, estação de tratamento de efluentes, pátio de caminhões e estacionamento de veículos. As potenciais atividades a serem prestadas no local são de carga, descarga do pescado, armazenamento de pescados/iscas, beneficiamento, apoio às embarcações e apoio aos pescadores.