O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) lançou, nessa segunda-feira (12), a campanha Tia Vera contra a Desinformação nas eleições. Trata-se de uma campanha publicitária veiculada exclusivamente nas rádios sergipanas, com o objetivo de mostrar os efeitos negativos das notícias falsas e a importância de não disseminar desinformação.
A ação publicitária prevê a divulgação de 12 spots (anúncio de rádio) que serão veiculados até o dia 31 de outubro. Cada um dos 12 anúncios ficará no ar por uma semana, aproximadamente. O material será transmitido durante a programação diária das rádios. A Justiça Eleitoral sergipana espera alcançar o maior número de eleitores possível, incluindo quem não tem acesso às mídias digitais.
Desenvolvimento da campanha
O time de inovação do TRE/SE realizou uma pesquisa de campo, entre março e abril de 2024, para entender como as notícias falsas afetavam a população. Vinte e sete entrevistas foram feitas na capital e no interior de Sergipe. Os entrevistados foram: 15 eleitores, três magistrados, uma assessora de magistrado, quatro representantes de partidos, três especialistas da área de educação (um professor de Comunicação Social, um aluno de doutorado em Direito e uma aluna de mestrado em Direito) e um jornalista de televisão.
As (os) servidores utilizaram a metodologia de design thinking para entender o comportamento das cidadãs e cidadãos sergipanos para definir os objetivos da campanha e a melhor forma de incentivar comportamentos positivos. Com base nos resultados da pesquisa, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TRE/SE, elaboraram roteiros em formato de diálogos, em linguagem simples, com uma personagem central batizada de Tia Vera. Ela atua moderando as discussões sobre política que acontecem no grupo de sua família num aplicativo de comunicação.
O projeto Tia Vera foi idealizado pelo i9SE (Laboratório de Criatividade e Inovação do TRE-SE) em parceria com o GNova Lab (Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP).
A equipe do TRE/SE responsável por desenvolver o projeto é formada pelas (os) servidoras (es) Rosa Márcia e Hermano de Oliveira, da Assessoria de Gestão da Diretoria-Geral; Elielson Souza, da Escola Judiciária; Micheline de Deus, do Setor de Gestão Documental; e Paulo Sérgio, do Núcleo de Inovação.
Fonte: TRE/SE