Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é considerado um herói nacional. Ele foi um dos líderes da Inconfidência Mineira – ou Conjuração Mineira –, movimento de insatisfação contra a Coroa Portuguesa, que cobrava altos impostos dos brasileiros.
Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado por liderar o movimento separatista. Por isso, o feriado nacional é uma homenagem à sua luta em favor do Brasil, sendo celebrado até os dias atuais.
Quem foi Tiradentes?
Nascido em Minas Gerais, em 1746, Joaquim José da Silva Xavier era filho de Domingos da Silva Santos e Antônia da Encarnação Xavier. Ambos faleceram quando ele ainda era criança, e Joaquim foi criado por seu tio, Sebastião Ferreira Leitão.
O tio exercia a profissão de dentista e ensinou a prática ao garoto, que mais tarde seguiu nessa área por um período — daí o apelido “Tiradentes”. No entanto, em 1775, ele se tornou militar e passou a se dedicar à causa brasileira.
Naquela época, altos impostos eram cobrados no Brasil pela Coroa Portuguesa. Isso motivou Joaquim e outros integrantes da Inconfidência Mineira a iniciarem um movimento de oposição à dominação colonial.
A luta foi intensa, mas, antes que pudesse ser colocada em prática, Joaquim Silvério dos Reis delatou os envolvidos às autoridades portuguesas em troca do perdão de suas dívidas.
Assim, os inconfidentes foram presos e investigados entre 1789 e 1792. Tiradentes foi o único condenado à morte, enquanto os demais foram perdoados por Maria I, rainha de Portugal.
Acredita-se que a condenação de Tiradentes ocorreu devido à sua liderança no movimento e ao fato de ele ter assumido total responsabilidade por sua participação.
Qual é a importância de Tiradentes para o Brasil?
Tiradentes liderou o movimento essencial na luta contra a dominação portuguesa. Embora a Inconfidência Mineira tenha terminado com prisões e uma execução, sua repercussão trouxe importantes desdobramentos, como:
- Expressão de ideais republicanos;
- Estímulo a outros movimentos pela Independência do Brasil;
- Manifestação da insatisfação dos colonos com a Coroa Portuguesa;
- Incentivo à liberdade e à autonomia do povo brasileiro.
Por que o dia 21 de abril é feriado nacional?
Por sua importância na resistência à dominação portuguesa, Tiradentes tornou-se uma das figuras mais emblemáticas da história nacional. Em sua homenagem, o dia de sua morte – 21 de abril de 1792 – foi oficializado como feriado nacional.
Se trabalhar no dia 21 de abril, quais os direitos?
Caso você atue em um setor essencial, como saúde ou segurança, pode ser escalado para trabalhar no feriado — e isso não fere a legislação. Contudo, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante alguns direitos aos colaboradores, como:
- Folga compensatória em outro dia da semana;
ou - Pagamento em dobro pelo dia trabalhado.
Confira os próximos feriados prolongados de 2025
O “Feriadão de Abril” não será o único feriado prolongado no Brasil em 2025. Outras datas também podem ser emendadas, como:
1º a 4 de maio – Dia do Trabalho
19 a 22 de junho – Corpus Christi
20 a 23 de novembro – Consciência Negra
25 a 28 de dezembro – Natal
Fonte: Gazeta do Povo