ARACAJU/SE, 11 de setembro de 2025 , 14:44:37

Trabalhadores da Ebserh em Sergipe entram em greve por tempo indeterminado

Da redação, AJN1

Trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que atuam em hospitais universitários, decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (13). A mobilização segue calendário nacional e, no estado, atinge as cidades de Aracaju e Lagarto.

Em Sergipe, o movimento foi aderido pelos trabalhadores administrativos e assistenciais, como médicos, enfermeiros e afins, os quais realizaram um ato simbólico em frente ao Hospital Universitário, situado no bairro Palestina, zona Norte de Aracaju. As categorias cobram melhores salários e condições de trabalho.

Uma escala foi definida para garantir a manutenção de 30% do efetivo, percentual mínimo dos trabalhadores em atividade, permitindo o funcionamento de serviços emergenciais.

De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), existe uma ação judicial contra a Ebserh porque a empresa não concedeu reajuste salarial na data base de 01/03/20, e também por querer alterar o indexador de adicional de insalubridade sobre o salário mínimo, e não sobre o salário base como pagava nos anos anteriores.

Em todo o país, parte dos profissionais que atuam em hospitais geridos pela Ebserh devem aderir à greve.

Você pode querer ler também