Desde as primeiras horas desta sexta-feira (30) até a manhã da segunda-feira (2) toda a frota reserva de veículos que fazem o transporte de passageiros para o interior do estado estará em operação. A medida adotada pela Coordenadoria Estadual de Transportes (Cotransp), em parceria com a Coopertalse, Coopetaju, Rota Sul e Via Norte, ocorre em razão dos festejos de final de ano e do feriado do dia 1º de janeiro, o que leva a um aumento na procura por passagens.
Segundo o coordenador de Transportes, Everton Menezes, o objetivo é atender a demanda da população. "Normalmente o aumento da frota acontece no dia 31, porém achamos conveniente anteciparmos a disponibilização dos veículos reserva, pois, muitos passageiros preferem se deslocar para o interior no penúltimo dia do ano, de modo que a frota aumentará de 755 para 807 veículos”, declara.
A expectativa é que o número de passageiros neste final de semana seja menor do que o registrado no feriado natalino. “Apesar do aumento considerável, o fluxo de passageiros que se deslocará para o interior sergipano será inferior ao do último final de semana, visto que tradicionalmente muitas pessoas preferem passar o Natal com suas famílias e viajam durante o reveillon para outros estados”, analisa Everton Menezes.
Ele destaca que as operadoras estão aptas a atender todas as necessidades independentes do território. “A frota reserva estará de prontidão tanto no Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, localizado no centro da cidade quanto no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, situado na Avenida Tancredo Neves. Para onde houver demanda maior, os veículos estrarão disponíveis”, revela.
O coordenador ressalta que mesmo com a necessidade do aumento da frota nesse período, a fiscalização dos veículos manterá o rigor de sempre. “Faz parte da política do governador Jackson Barreto oferecer bons serviços à população sergipana, porém, sem esquecer-se de priorizar a qualidade e segurança. Assim, durante esse período fica suspenso o sistema de revezamento programado dos veículos, bem como não será permitido a contratação de veículos de terceiros não cadastrados e vistoriados pela Cotransp”, enfatiza.
A informação é que ônibus extras também foram disponibilizados para atender os passageiros que estão deixando o estado. Os principais destinos são cidades da Bahia e Alagoas.
* Com informações da ASN