ARACAJU/SE, 25 de agosto de 2025 , 19:43:22

Tribunal de Justiça de Sergipe está entre os quatro mais rápidos do país no Tempo Médio de Julgamento

 

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) consolidou-se como um dos mais céleres do Brasil no indicador Tempo Médio de Julgamento (TMJ), ocupando a 4ª colocação entre os 27 tribunais estaduais. O levantamento, com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizados até 30 de junho de 2025, mostra que o TJ-SE registrou TMJ de 359 dias, número muito inferior à média nacional que é de 1.038 dias.

O TMJ mede, em dias, o tempo médio que um processo leva para ser julgado. Quanto menor o índice, mais ágil é a prestação jurisdicional. No caso do TJ-SE, os números revelam agilidade em todas as esferas de atuação:

  • 1º Grau: 523 dias
  • 2º Grau: 89 dias
  • Juizados: 131 dias
  • Turmas Recursais: 113 dias

No ranking nacional, apenas TJ-AL (283 dias), TJ-RR (291 dias) e TJ-AP (357 dias) apresentam tempo médio de julgamento mais baixo que o do TJ-SE. Para a presidente do TJ-SE, desembargadora Iolanda Guimarães, o resultado reflete uma atuação coordenada em todas as instâncias. “Esse desempenho é fruto de muito planejamento e dedicação das magistradas, magistrados, servidoras e servidores. Nosso compromisso é com a entrega de uma Justiça cada vez mais rápida e de qualidade para a população sergipana”, afirmou.

O desempenho do TJ-SE é ainda mais significativo considerando que o tribunal está classificado como de pequeno porte — grupo que concentra cortes com estrutura mais enxuta em relação aos grandes tribunais, mas que, neste caso, supera a maior parte do país em agilidade.

Fonte: TJ-SE

 

Você pode querer ler também