O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) emitiu um alerta aos jurisdicionados sobre golpes que estão sendo aplicados através de aplicativos de mensagem, utilizando dados de processos do Tribunal. Em mais um esquema de fraude identificado, criminosos estão clonando os contatos de WhatsApp de advogados para enganar vítimas, enviando mensagens falsas que informam sobre a disponibilidade de alvarás de processos. Os golpistas solicitam dados pessoais e bancários das vítimas.
Especialistas em segurança cibernética informam que é fundamental verificar a autenticidade de qualquer mensagem recebida pelos aplicativos de mensagem, especialmente aquelas que contêm links.
Em caso de dúvida, recomenda-se entrar em contato diretamente com o (a) advogado (a) atuante no processo e evite clicar em links desconhecidos.
Para saber dados e informações sobre seu processo, o TRT/SE orienta fazer a consulta no site www.trt20.jus.br, digitando os 20 números do processo.
Para obter informações mas detalhadas o contato pode ser através da Ouvidoria do TRT/SE por e-mail: ouvidoria@trt20.jus.br, pelo telefone (79) 2105-8847, pelo WhatsApp (79) 98121-5221 ou presencialmente, no Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe (prédio vermelho), das 7h30 às 14h30.
Registro de Ocorrências
A população deve estar atenta e denunciar esses golpes às autoridades competentes para ajudar a combater a disseminação dessas fraudes e evitar que outras pessoas sejam enganadas.
Para denúncias e registros de ocorrências, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) disponibiliza uma delegacia especializada em apuração de crimes cibernéticos.
A Delegacia de Crimes Cibernéticos fica no Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), na rua José de Oliveira Filho, 50, Praça Poeta Clodoaldo de Alencar, conjunto Leite Neto, bairro Grageru. O registro de ocorrências ocorre de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h. Contatos para dúvidas: (79) 3194-3100/drcc@pc.se.gov.br.
As denúncias de ocorrências também podem ser realizadas na delegacia mais próxima da sua residência, ou via on-line, na Delegacia Virtual, por meio do link: https://portalcidadao.ssp.se.
Fonte: Ascom TRT 20