No dia 19 de agosto de 2024, ocorreu a reunião no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) na qual foi apresentado e foi discutido o planejamento integrado de segurança para as próximas eleições. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos de segurança pública, responsáveis por garantir a ordem durante o processo eleitoral.
Cada órgão apresentou o seu planejamento de atuação, que será agregado ao Plano Integrado de Segurança das Eleições (PISE). Esse documento dispõe sobre coordenar as ações de segurança de maneira unificada, proporcionando maior eficácia e garantindo que todas as áreas e locais de votação estejam devidamente protegidos.
A Polícia Federal, por exemplo, destacou os municípios nos quais serão formadas a delegacias para receber ocorrências e combater crimes eleitorais. O Corpo de Bombeiros também apresentou seu plano de atuação, especificou os municípios nos quais atuará, detalhando os locais de atendimento, a forma de mobilização e os dias de atuação. A Polícia Civil expôs as estratégias, que incluem o suporte em ocorrências sob atuação da Polícia Federal. Por sua vez, a Guarda Municipal de Aracaju assumirá diversos locais de votação com o apoio da Polícia Militar.
A Polícia Militar apresentou a forma como atuará em cada município e divulgou os nomes dos comandantes responsáveis pelas diversas regiões eleitorais. A Polícia Militar fará rondas em todos os locais de votação, manterá contato constante com as demais forças de segurança e com representantes da Justiça Eleitoral. Com essas medidas, busca-se coibir crimes de compra de voto e outros ilícitos nos dias anteriores e no dia da eleição.
O planejamento integrado visa a garantir a segurança e a proporcionar um ambiente de votação ordeiro para mais de um milhão e setecentos mil eleitores sergipanos. Os detalhes discutidos na reunião serão consolidados no PISE e repassados aos órgãos envolvidos para que possam realizar os ajustes necessários.
Essa iniciativa reforça o compromisso do TRE-SE e das forças de segurança pública com a integridade do processo eleitoral, e garante que os eleitores exerçam o direito de votar de maneira segura e protegida.
Pelo TRE-SE, participaram da reunião o presidente do Tribunal, desembargador Diógenes Barreto, o diretor-geral Rubens Lisboa, o coordenador de planejamento estratégia e governaça, Marcelo Gerard, e o chefe da Sessão de Gestão de Planejamento, Marcelo Barreto. A procuradora regional eleitoral Aldirla Pereira representou o Ministério Público Eleitoral.
Fonte: TRE-SE