O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que estão por vir ataques terrestres contra cartéis de drogas, após operações marítimas no Pacífico e no mar do Caribe, sem oferecer mais detalhes.
“Vamos começar agora a atacar por terra os cartéis. Os cartéis estão controlando o México”, disse Trump em entrevista exibida na noite de quinta-feira (8) pela Fox News.
“É muito, muito triste ver o que aconteceu nesse país”, acrescentou.
México reforçou a cooperação com Estados Unidos na fronteira e extraditou, em 2025, dezenas de chefes do narcotráfico para o vizinho do norte, mas a presidente Claudia Sheinbaum afirmou repetidas vezes que não deseja ver nenhum tipo de intervenção militar em seu país.
Após o ataque na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Trump disse que ofereceu várias vezes ajuda a Sheinbaum para combater os cartéis, ao que ela sempre respondeu negativamente.
Vídeos contradizem versão do governo Trump sobre caso de mulher morta a tiros por agente do ICE; veja imagens
O governo norte-americano deslocou um importante aparato militar no Caribe e bombardeou embarcações procedentes de Venezuela em nome do combate ao narcotráfico — operações cuja legalidade foi questionada por especialistas, ONGs e representantes de Nações Unidas.
Nobel da Paz
Na mesma ocasião, o presidente dos EUA revelou que a líder opositora venezuelana e prêmio Nobel da Paz María Corina Machado deve viajar a Washington na próxima semana e afirmou estar “ansioso” para se reunir com ela.
“Entendo que ela virá em algum momento da próxima semana. Estou ansioso para cumprimentá-la”, disse à Fox News.
Machado afirmou, em entrevista à mesma emissora dias atrás, que gostaria de entregar o Nobel a Trump por seu empenho em devolver a democracia a Venezuela.
“Ouvi dizer que ela queria fazer isso. Seria uma grande honra”, disse Trump ao ser questionado sobre o gesto.
O presidente declarou-se novamente satisfeito com a possibilidade de controlar o enorme setor petrolífero do país sul-americano. “Vamos reconstruir a infraestrutura petrolífera, vamos ganhar muito dinheiro”, assegurou.
Trump recebe líderes da indústria petrolífera dos Estados Unidos nesta sexta-feira, na Casa Branca, para discutir o futuro do setor em Venezuela.
“As catorze principais companhias vêm aqui amanhã. Vão investir US$ 100 bilhões”, disse.
Uma vez estabilizada a situação em Venezuela, ele assegurou, haverá eleições novamente: “Tenho certeza disso. Mas vai levar um tempo”, afirmou.
Fonte: O Globo





