ARACAJU/SE, 30 de janeiro de 2025 , 1:55:17

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Turismo em Sergipe vive bom momento com investimento recorde feito pelo Governo do Estado

 

Sergipe vive um momento promissor no turismo, impulsionado pela transformação promovida pelo Governo do Estado na gestão do setor. Com o maior investimento já realizado na área, o turismo passou a ser tratado como uma verdadeira política de Estado. Em pouco mais de dois anos de gestão, cada iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), tem como objetivo fortalecer a economia local, gerando empregos e ampliando a renda da população.

O resultado se constata diante do crescimento registrado pelos principais segmentos da cadeia turística. As redes hoteleira, de bares e restaurantes, e de agências de viagens festejam a alta ocupação em hotéis e pousadas, além da grande procura por estabelecimentos que oferecem o melhor da gastronomia sergipana e pelas empresas de receptivo, responsáveis por levar os turistas para passeios nos principais locais turísticos do estado.

Com uma nova abordagem de gestão e um impacto positivo já evidente no setor, a Setur está se dedicando ao planejamento estratégico para o biênio 2025-2026. Entre as ações previstas, destaca-se o fortalecimento da promoção do destino Sergipe, com um investimento significativo na divulgação nos principais mercados emissores de turistas do Brasil.

“Estamos finalizando o Planejamento Estratégico do Turismo para este biênio. Nos próximos dois anos, o trabalho da pasta do Turismo será ainda mais intensificado. Vamos ampliar o número de participações em feiras e eventos de turismo em nível nacional, além de promover ações para desenvolver o turismo interno, estimulando a interiorização do turismo no estado”, resume o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Investimentos

No início da gestão do governador Fábio Mitidieri, em 2023, foram disponibilizados R$ 15 milhões, um montante nunca investido no setor. Para gerir esses recursos, a Setur elaborou o Planejamento Estratégico do Turismo, com colaboração dos atores da cadeia turística e com atuação integrada com as demais secretarias de Estado. Assim, o investimento em promoção proporcionou a Sergipe participar das principais feiras do mercado nacional, a exemplo da World Travel Market (WTM) Latin America, BNT Mercosul, Abav Expo, entre inúmeras outras.

Também foram promovidas mídias compartilhadas com operadoras, como CVC, Frt e Azul Viagens, e companhias aéreas, a exemplo da Gol, Azul e Latam, via contrato com a ABIH/SE. Sem contar capacitações sobre o destino Sergipe para os mais diversos profissionais do setor. A Setur realizou ainda ações como campanhas publicitárias on-line e off-line, viagens de familiarização para agentes de viagens, comunicadores e produtores de conteúdo on-line.

Além das campanhas e ações estabelecidas no plano de promoção, a Setur buscou, por meio do núcleo de marketing, desenvolver campanhas para apresentar Sergipe aos públicos externo e interno. Essas ações foram promovidas por meio de conteúdo audiovisual e jornalístico, a exemplo de matérias especiais, vídeos dos destinos e programa promocional do destino Sergipe, denominado ‘Sergipe de Perto’.

A pasta elaborou, ainda, o Calendário de Eventos visando organizar antecipadamente os eventos para que as empresas que fornecem serviços turísticos possam criar com antecedência pacotes personalizados, além de fomentar o turismo interno. O calendário é resultado do levantamento de todos os eventos públicos e privados com interface com o turismo cultural – artesanato, folclore, gastronomia, teatro –, negócios, religioso, lazer e entretenimento dos 75 municípios sergipanos. Em 2024, foram contabilizados cerca de 1.500 eventos. Já o calendário deste ano está em fase de elaboração.

Os esforços em publicidade possibilitaram promover o destino Sergipe e o verão, que consolida o turismo “sol e praia”. Também colocou em evidência os eventos com potencial de atração turística, a exemplo da Vila da Páscoa Iluminada, em março; do Arraiá do Povo e Vila do Forró, com 60 dias de festejos em junho; da Vila do Natal Iluminado, em dezembro – todos esses são realizados na Orla da Atalaia, em Aracaju; e da “Segundona do Turista”, na Rua São João.

Mais e mais turistas

Tantas ações fomentaram a procura por Sergipe como destino turístico. Basta observar como a capital, Aracaju, porta de entrada para o estado, está lotada de turistas. Prova disso é que, de janeiro a dezembro de 2024, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou um aumento de 9,4% no fluxo de passageiros em relação ao mesmo período de 2023, o melhor resultado da última década. O número de embarques e desembarques foi de 1.286.300 e o número de voos realizados foi de 14.579.

O aumento no fluxo de passageiros foi resultado de ações do Governo de Sergipe. Além da divulgação do destino em eventos nos principais mercados emissivos de turistas, a pasta realizou ações a fim de melhorar a malha aérea na unidade aeroportuária da capital sergipana. Para tanto, foram realizadas tratativas com representantes das empresas Azul, Gol e Latam. Nelas, foram discutidas a ampliação da malha aérea e a redução das tarifas nas companhias que fazem o roteiro Sergipe.

Nesses dois anos de gestão, a Aena Brasil, que administra o aeroporto, anunciou novos voos, inclusive, diretos, a exemplo de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Guarulhos (SP). Também houve tratativas com a Gol Linhas Aéreas para retomar voos Aracaju-Salvador. Nesse sentido, uma excelente notícia foi a informação divulgada neste mês pela Aena: serão oferecidos quase 300 voos extras durante a alta temporada de 2025.

Fonte: Secom

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