O mês de janeiro de 2026 segue em ritmo acelerado e convidativo para os aracajuanos e turistas que desfrutam das belezas naturais na capital. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Públicos (Emsurb) e da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), atua cotidianamente para manter a organização e limpeza dos espaços públicos da cidade principalmente em áreas de grande circulação como em orlas e parques.
Um espaço que recebe um alto fluxo de pessoas é a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no bairro Mosqueiro. O espaço, com vista para o Rio Vaza-Barris, conta com um local para venda de passagens a passeios de catamarã e lancha. Os passeios saem do píer a partir das 09h e passam pela Praia do Viral, Ilha dos Namorados e Crôa do Goré, retornando à Orla por volta das 14h. Paralelamente, a Emsurb atua com dois fiscais orientando quanto ao embarque dos passageiros e tempo de espera do catamarã, além da fiscalização e organização dos vendedores ambulantes que comercializam na região.
De acordo com a coordenadora da Orla Pôr do Sol, Gleice Santos de Menezes, a empresa trabalha com três agentes que realizam os serviços de limpeza e irrigação e dois fiscais que atuam na organização. “A fiscalização acontece das 7h às 17h. São dois fiscais intercalando em dias pares e ímpares. Eles fazem a fiscalização da Orla inteira, desde o embarque e o desembarque às barracas e ambulantes que tem aqui na Orla Pôr do Sol. Para além disso, a limpeza, acontece com três agentes dois na varrição e manutenção do local e um na irrigação das vegetações”, explicou.
A turista do Rio Grande do Sul, Andreisi Anversa, aprovou toda estrutura e disse que está maravilhada. “Me senti muito bem acolhida e estou maravilhada com a receptividade da população. A infraestrutura e limpeza vejo como um a cidade boa e limpa. Não notei sujeira”, disse.
Em família, a turista de Bernardino de Campos, São Paulo, Maria Cristina Pereira da Silva falou que adorou a cidade. “Estamos aqui há dois dias, e estamos achando tudo perfeito”, contou.
A mineira de Montes Claros, Franciellen Morais, avaliou os pontos onde circulou. “Achei uma cidade muito limpa, organizada por onde eu passei tudo muito limpo e estruturado e aqui na Pôr do Sol não é diferente”, falou.
Fonte: AAN





