Da Agência Aracaju de Notícias
Turistas que escolheram Aracaju como destino de férias tem elogiado o trabalho desenvolvido pela administração municipal na melhoria da sua estrutura urbana. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem um dos responsáveis por esta evolução na estrutura observada pelos visitantes. A Orla de Atalaia, principal cartão postal de Aracaju, assim como toda a cidade, ganhou um novo conceito de sinalização viária na tonalidade azul utilizada no fundo da faixa de pedestres. A cor é para destacar a faixa de pedestre, chamando mais atenção dos condutores. As faixas têm uma manutenção diária através do núcleo de sinalização da diretoria de planejamento da SMTT.
Para a capixaba Dolores Medrado, as ruas de Aracaju são bem sinalizadas e as pessoas respeitam os pedestres. "Aracaju está de parabéns, as pessoas são muito educadas e sempre param para os pedestres passarem. Observei que a sinalização das ruas é bem feita e novinha, o que nos dá uma segurança maior em atravessar a rua. Estou com ótima impressão deste lugar e pretendo voltar mais vezes. Aqui é tranquilo e a cidade é muito bela", pontuou a turista.
O Caju Bike inovou no conceito de transporte alternativo em Aracaju. Através de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a empresa de tecnologia NET, 20 estações foram instaladas em diversos bairros da capital. Além de poder conhecer toda a cidade, aracajuanos e turistas podem desfrutar de um delicioso passeio pela Orla de Atalaia. O aplicativo para utilização do sistema está disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.
O pernambucano Antero Loureiro adorou a ideia de passear na orla de Atalaia por meio da bicicleta. "Há 6 anos não venho a Aracaju, agora aposentado, resolvi voltar aqui porque gostei muito. Estou adorando, a cidade está mais limpa, a orla sempre agradável e bonita, e este sistema de bicicletas aqui me encantou. Eu e minha esposa já andamos bastante e sempre mandando fotos para os filhos que estão loucos para vir pra cá", conta o pernambucano Antero.
Cidade limpa
A limpeza das praias também é alvo de elogios constantes. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) tem atuado de forma ativa no que diz respeito à limpeza da cidade e das praias da capital.
João Paulo Luz, de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, está visitando Aracaju pela primeira vez e elogiou bastante as praias. "Gostei bastante de Aracaju, as praias têm uma grande extensão de areia ideal para caminhadas e observei que as praias são limpas, sem muitos resíduos espalhados e isto é muito bom. Dá uma sensação de que o lugar é limpo e a paisagem fica ainda mais encantadora. Eu moraria aqui tranquilamente", finalizou.
O presidente da Emsurb, João Paulo Sobral, ressaltou que, assim que assumiu a pasta, um dos primeiros pedidos do prefeito João Alves filho foi dar atenção básica voltada para a limpeza da cidade desde as praias ao centro de toda cidade além das áreas verde existentes em nossa capital.
"Estamos cumprindo um compromisso com o prefeito João Alves Filho de atender as necessidade básicas de limpeza e manutenção das áreas verdes da cidade e naturalmente voltamos uma atenção especial aos pontos turísticos da cidade como os mercados centrais, toda orla de Atalaia e Orlas do Pôr do Sol e do Bairro Industrial com limpeza, pintura de meio fio e recuperação das áreas verdes, dando atenção total a estas áreas. Estas ações estão sendo iniciadas e contaram com um cronograma de manutenção durante todo o ano em nossa capital", enfatizou o presidente da Emsurb.
Para o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Walker Martins Carvalho, o avanço do turismo em Aracaju se deve ao empenho da Prefeitura Municipal de Aracaju através não somente da Semict, mas também de outros órgãos da administração municipal que contribuem para a qualidade dos espaços públicos visitados pelos turistas.
"Estamos conquistando um espaço promissor no turismo brasileiro e Aracaju vivencia um período bastante positivo no turismo. Isso se deve a um conjunto de ações voltadas para a melhoria da estrutura dos equipamentos e pontos turísticos existentes em nossa capital, a exemplo de ações consolidadas pela Semict e por órgãos como a SMTT e a Emsurb. O Réveillon da Orla Pôr do Sol é um exemplo de sucesso com total apoio destes dois órgãos que estruturaram e organizaram a localidade de forma que nós da Semict realizamos uma virada de ano dos sonhos na Zona de Expansão de Aracaju", ressaltou o secretário Walker Martins Carvalho.