ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 16:51:14

logoajn1

Turquia critica tentativa da Rússia de anexar territórios da Ucrânia

 

A Turquia voltou nesta quarta-feira a criticar a tentativa da Rússia de anexar territórios ucranianos dominados desde o início da guerra. Ancara diz que a medida é “ilegal” e dificultará a busca de uma solução diplomática para o conflito que está perto de completar sete meses.

Ontem, a Rússia anunciou que vai realizar plebiscitos nas regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia para que a população decida sobre uma possível anexação. O Ocidente diz que os pleitos não são legitimos e serão manipulados pelas autoridades instaladas por Moscou nas regiões.

“Esses tipos de fatos consumados ilegais não serão reconhecidos pela comunidade internacional”, disse o governo da Turquia em comunicado. “Pelo contrário, eles atrapalham as tentativas de reviver o processo diplomático e abrem caminho para mais instabilidade.”

O comunicado enfatizou o compromisso de Ancara com a “integridade, independência e soberania territorial da Ucrânia”.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse no início desta semana que a Rússia deve devolver todo o território da Ucrânia que capturou durante a guerra como parte de um futuro acordo de paz – ao mesmo tempo em que argumenta que a solução para a guerra deva satisfazer “todas as partes envolvidas”.

Erdogan, que lidera um país que é membro da Otan, também mantém laços econômicos fortes com Moscou e vem procuando atuar como mediador do conflito entre russos e ucranianos.

A relação próxima do líder turco com Putin não agrada o Ocidente. No último final de semana, os dois presidentes foram fotografados andando de braços dados durante uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, no Uzbequistão.

Fonte: Valor Econômico

 

 

Você pode querer ler também