ARACAJU/SE, 19 de janeiro de 2026 , 16:33:51

UFS abre inscrições do SiSU com 5.940 vagas até sexta-feira

 

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026, que oferta 5.940 vagas em 115 cursos de graduação distribuídos em todos os campi da instituição. O prazo para concorrer às vagas segue até sexta-feira (23), exclusivamente pela internet.

O quantitativo inclui 300 vagas adicionais e a criação de sete novos cursos, sendo seis no Campus de Estância, que inicia suas atividades neste ano, e o curso de Inteligência Artificial, no Campus de São Cristóvão.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFS), as vagas estão distribuídas em 2.741 para ampla concorrência, 115 destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) — uma vaga por curso, independentemente da procedência escolar — e 3.084 reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias do campo conveniadas com o poder público, inclusive na educação profissional técnica.

“No conjunto das vagas reservadas, são respeitados os percentuais legais, contemplando candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo bruto per capita, bem como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência”, disse a pró-reitora da Prograd/UFS, Marta Élid.

Fibromialgia como PcD

O edital do SiSU 2026 traz como novidade a possibilidade de pessoas com fibromialgia concorrerem às vagas destinadas a PcD, conforme a Lei nº 15.176/2025, que entra em vigor neste mês. “A medida demonstra que a universidade está atenta às legislações vigentes e reafirma seu compromisso com a equidade, o respeito às diferentes condições de vida e a construção de um acesso mais justo e sensível ao ensino superior”, explicou a pró-reitora.

Os candidatos selecionados para a UFS por meio do SiSU deverão realizar a pré-matrícula institucional de forma on-line. O sistema é um processo seletivo federal que permite o ingresso em cursos gratuitos de instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Mudanças no processo seletivo

Nesta edição, o SiSU passa a considerar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. A classificação dos candidatos será feita com base na nota que resultar na melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido, desde que o participante tenha obtido nota superior a zero na redação e não seja treineiro.

O edital reforça ainda que apenas candidatos que tenham concluído o ensino médio podem concorrer às vagas e ingressar na educação superior. Quanto ao início das aulas, haverá cursos com entrada prevista tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.

Além das ações afirmativas adotadas pela UFS, os candidatos também poderão concorrer às modalidades de reserva de vagas previstas na Lei de Cotas.

“O SiSU 2026 apresenta mudanças com o objetivo de tornar o processo seletivo mais flexível, transparente e eficiente. A principal novidade é a possibilidade de utilização de notas de mais de uma edição do Enem, com o sistema considerando automaticamente a melhor nota válida para cada curso, o que amplia as chances de ingresso e reduz a dependência de um único desempenho anual. O edital também explicita os critérios de participação, restringindo a concorrência a candidatos que concluíram o ensino médio, e vincula o semestre de ingresso à classificação do candidato, para os cursos que têm entrada semestral, garantindo maior segurança jurídica, previsibilidade e melhor planejamento acadêmico”, comentou Marta Élid.

*Com informações Ascom UFS

Você pode querer ler também