A Universidade Federal de Sergipe (UFS) apareceu pela primeira vez no ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), um dos principais rankings universitários do mundo, divulgado ontem (2). A UFS aparece entre as oito melhores instituições de ensino superior do Brasil, na faixa das 601-800 melhores instituições (após o 200º lugar, as universidades são classificadas em faixas).
Para este ranking da publicação britânica THE, foram avaliadas 1.527 universidades de 93 países e regiões de todo o mundo. São utilizados critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria como indicadores de desempenho das universidades.
Ao comentar o resultado, o diretor da THE, Phil Baty, afirmou que o avanço da covid-19 pode ter impacto significativo sobre as universidade. Para a avaliação, a THE considera, também, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização.
O Brasil subiu uma posição no ranking internacional de melhores universidades e agora é o sexto país com maior número de instituições melhor avaliadas na lista da revista britânica Times Higher Education. O país está à frente de Espanha, Itália e Alemanha, e soma 52 instituições – seis a mais do que no ano passado. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição nacional melhor colocada e avançou em relação ao último ranking.
Os Estados Unidos e o Reino Unido continuam dominando os 10 primeiros postos, mas nesta edição a China entrou no top 20, com a Universidade de Tsinghua, a primeira instituição asiática a conquistar uma posição no grupo de elite.