ARACAJU/SE, 11 de setembro de 2025 , 14:55:04

UFS divulga estudo sobre o impacto da pandemia na Segurança em Sergipe

 

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Projeto EpiSergipe, apresenta nesta sexta-feira (14), um novo relatório sobre a estimação de impactos da pandemia do novo coronavírus no cenário da criminalidade no estado.

O levantamento apresenta o cenário do primeiro ano após a eclosão da pandemia para quatro tipos de crime: homicídios dolosos, violência doméstica, roubos e furtos, abrangendo os meses de janeiro a dezembro de 2020, com base em dados da Coordenadoria de Estatística e Análises Criminais (Ceacrim).

O relatório aponta que, no estado, o número de furtos caiu 20,6% no período analisado. Já o percentual de roubos registrou queda de 35,3%. Na capital sergipana, por sua vez, os furtos diminuíram 16,1%, enquanto os roubos despencaram 39,2% entre 2019 e 2020.

O registro de casos de violência doméstica no estado cresceu 2,4% em 2020, quando comparado ao ano anterior. Por outro lado, houve redução de 7,5% no registro desse tipo de crime na capital no período da análise.

Quanto aos homicídios dolosos, o percentual no estado sofreu uma redução de 1,4%. Em Aracaju, o número de mortes com dolo subiu 17,1%. O professor Marco Antônio Jorge, doutor em Economia do Crime, fará a apresentação do relatório.

Fonte: Ascom

Você pode querer ler também