Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está no Top 10 do Troféu Eficiência da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, uma premiação que classifica as instituições de ensino superior de acordo com a participação ao longo da temporada. A UFS é a 3ª melhor colocada do Nordeste e a 10ª melhor instituição no ranking geral e, com isso, está habilitada a receber o Troféu Melhores do Ano.
Em 2023, a universidade figurou no Top 8 entre 332 instituições e, neste ano, o 10º lugar foi conquistado dentre mais de 400 instituições. O coordenador de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/UFS), Randy Nascimento, atribui o bom resultado ao planejamento feito pela gestão da UFS.
“Esse ano foi mais difícil, haja vista que nós tivemos uma paralisação e isso afetou muito, já que temos atletas em todos os campi. E, apesar de descer duas posições, eu acredito que esse bom resultado diz respeito a um planejamento e um olhar diferenciado que essa gestão teve com a atividades física dentro da universidade. O resultado na competição, que necessita evidentemente de uma performance maior, só ocorre porque dentro da universidade nós conseguimos atingir pelo planejamento de aumentar, ano a ano, a participação do alunado nos vários tipos de esporte. Isso coloca a UFS onde ela merece estar”, ressalta o coordenador.
Em 2024, a UFS levou a maior delegação de universidade pública nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), com 106 atletas e 10 técnicos. O evento foi realizado em Brasília/DF, no período de 8 a 19 de outubro.
O coordenador da Copre ainda destaca o papel fundamental da Política de Assuntos Estudantis, que traz um eixo exclusivo para o desporto universitário.
“A avaliação que eu faço em relação aos títulos e posições alcançadas precisa reforçar o planejamento realizado por todos os setores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para a homologação desse documento. Por meio dele, buscamos as condições ideais, que ainda estão sendo construídas, mas já chegamos a uma condição excelente para poder promover a prática esportiva aqui na UFS. E os resultados mostram que foi um caminho assertivo”, afirma Randy.
Futuro desportivo
Para 2025, a expectativa é que a Universidade Federal de Sergipe já esteja se preparando para melhorar e ampliar a oferta de esportes nos campi.
“Um destaque fundamental é a aprovação da maior licitação realizada até hoje pela UFS relacionada a materiais e artigos esportivos de uma forma em geral. Estão chegando bolas, redes, tênis, material para a academia e mais. A partir do ano que vem os atletas e alunos que se integrem às atividades físicas e esportivas da universidade vão estar muito bem estruturados por conta dessa compra substancial para o funcionamento do esporte dentro da UFS”.
Fonte: Ascom UFS