ARACAJU/SE, 27 de outubro de 2024 , 10:20:46

logoajn1

Usuários podem acompanhar itinerário dos ônibus coletivos 

Por Juliana Moura

 

Já está disponível para os usuários do transporte coletivo de Aracaju um aplicativo gratuito que transmite em tempo real, através de GPS, a localização dos ônibus da cidade e, assim, os passageiros poderão saber o tempo estimado da chegada dos veículos nos pontos de embarque e desembarque. O aplicativo “CittaMobi”, que foi lançado oficialmente em coletiva realizada na manhã de ontem, 12, pode ser baixado por quem tem smartphone e está disponível nas plataformas IOS e android. Para utilizá-lo é preciso ter internet. 

 

Segundo Carlos Sampaio, gerente comercial da empresa que desenvolveu o aplicativo, por enquanto, a empresa de ônibus Atalaia é a que está com todas as suas linhas no aplicativo, e progressivamente, entrarão as demais. Ele explica que o “CittaMobi” é fácil de manusear e ele será muito útil para quem utiliza o transporte público.

 

“Hoje 35% da frota de Aracaju está no aplicativo, que são os ônibus da empresa Atalaia. Já no dia 25 deste mês, entrarão os veículos da empresa Viação Progresso/Tropical e progressivamente entrarão as demais empresas. É importante frisar que o aplicativo é fácil de manusear e ele será muito útil para quem utiliza o transporte público. O usuário saberá com antecedência quanto tempo vai demorar para o coletivo chegar ao ponto de ônibus escolhido. Ele não precisará mais ficar muito tempo em um ponto esperando o coletivo”, disse.

 

Ônibus adaptados

 

Ainda de acordo com ele, através do aplicativo, o usuário poderá ver também se o ônibus que está vindo ao ponto em que ele está é adaptado para pessoas com dificuldade de locomoção. Carlos informa também que já está disponível o “CittaMobiAcessibilidade”, uma versão do aplicativo para pessoas com deficiência visual. 

 

“Pelo aplicativo o usuário poderá ver se o ônibus que está a caminho do ponto em que ele está é adaptado para pessoas com dificuldade de locomoção. E já está disponível também, o “CittaMobi Acessibilidade”, uma versão para as pessoas com deficiência visual. Além disso, se o usuário optar em não baixar o aplicativo, ele pode fazer a consulta também pelo site www.cittamobi.com.br”, conta. 

 

Carlos Sampaio acrescentou ainda que pesquisa realizada com usuários CittaMobi (Dez/2015) mostrou que 84% dos usuários utiliza o aplicativo e em ao menos cinco dias da semana, e 79% dos usuários utilizam o CittaMobi ao menos 2 vezes por dia. Entre as cidades destaques onde o CittaMobi está presente, estão:  Maceió (AL), Salvador(BA), Recife (PE), São Caetano do Sul(SP), Ribeirão Preto(SP), Diadema(SP), Campinas(SP), Santo André(SP), Volta Redonda(RJ), Juiz de Fora (MG), Colatina (ES), Linhares (ES), Rio Branco (AC), Santa Rita (PB) e Rio Grande (RS).

Planejamento

 

Já para o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe, com o aplicativo, os usuários poderão se planejar. “A ferramenta vai facilitar muito a vida dos usuários do transporte. Antes os passageiros não sabiam o horário que o coletivo iria passar no ponto de ônibus e, hoje, ele poderá saber. Consequentemente, ele se planejará melhor e poderá ir ao ponto no horário certo, já que as informações são em tempo real”, comenta.

 

E segundo Nelson o aplicativo será ainda mais eficiente, já que as faixas exclusivas para o transporte estão em vigor. “Com as faixas exclusivas, o aplicativo será ainda mais eficiente porque o transporte coletivo não enfrentará trânsito. Como a Justiça liberou, as faixas estão em vigor e os agentes de trânsito estão fazendo um trabalho de orientação para que os condutores não transitem nesse espaço Continuaremos fazendo um trabalho educativo por um tempo, revitalizaremos algumas faixas e só depois haverá a fiscalização com a penalidade”, explica. 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode querer ler também