Da redação, AJN1
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) estendeu o prazo para que os 53 permissionários dos boxes do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, no Centro da capital sergipana, possam desocupar os espaços para que a obra de reforma do local seja iniciada. A entrega das chaves estava programada para o dia 10 de outubro, mas a Sedurbs, após se reunir na manhã desta sexta-feira (2) com representantes da Associação dos Permissionários e Locatários do Terminal Luiz Garcia e de três cooperativas de transporte alternativo, decidiu ampliar o prazo para o dia 3 de janeiro de 2021, impreterivelmente.
“Com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de revitalização, a Sedurbs concedeu o prazo de 30 dias para que os permissionários entregassem as chaves dos espaços até o dia 10 de outubro. Em 18 de setembro, recebemos um abaixo assinado dos locatários solicitando uma extensão do prazo, uma vez que em razão da pandemia, a movimentação de passageiros no terminal diminuiu e a diminuição nas vendas foi muito grande”, explicou o gestor da Sedurbs, Ubirajara Barreto.
O secretário relatou a necessidade de solicitar ao BNDES o adiamento para a entrega das chaves e o início da reforma. “O governador Belivaldo Chagas se mostrou sensível e considerou justo o pleito e as justificativas dos permissionários e das cooperativas para que a entrega dos espaços fosse prorrogada, e nos delegou apresentar ao BNDES a importância do pedido, bem como a readequação de datas. A princípio, os executivos do banco se mostraram irredutíveis, porém, no início desta semana sinalizou positivamente para que fizéssemos essa concessão no prazo”, declarou.
Ubirajara Barreto anunciou a decisão do banco à Associação dos Permissionários, e, em discussão com os representantes, estipulou um novo prazo para a entrega das chaves. “Chegamos a um comum acordo, e fechamos a decisão na qual os permissionários assinaram um termo de compromisso, no qual se comprometem a entregarem os espaços no dia 3 de janeiro de 2021, sem qualquer resistência ou pedido de prorrogação, de modo que eles terão pouco mais de 90 dias para se organizarem”, ressaltou.
A reforma
O projeto de revitalização do Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia tem investimentos de R$ 6.002.022,43, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Os recursos para a reforma correspondem a uma colaboração financeira não reembolsável, a custo zero para o Estado, e são provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização – FRD, gerido pelo BNDES e aplicado em municípios de influência da Vale.
A reforma tem prazo de um ano para a execução e, quando concluída, milhares de usuários do transporte público intermunicipal que nele circulam diariamente terão, ao seu dispor, um espaço confortável, com mobilidade, seguro e adequado para embarque e desembarque, bem como para aguardar tranquilamente o momento de suas viagens, livres de tumulto e longas filas.
Com informações da Sedurbs