Da redação, AJN1
Os ventos fortes e a chuva que atingem a capital desde a noite desta segunda-feira (3) provocaram a queda de quatro árvores – três no conjunto Bugio e uma no bairro Atalaia. Já no bairro Aeroporto o muro de uma casa desabou e atingiu outra duas. Além disso, imóveis de um condomínio foram destelhados. No conjunto Médice I, pedaços de telhas que cobrem a quadra de esportes da sede da Fundação Renascer foram devido a força dos ventos que superaram os 40 km/h.
“Durante todo o período chuvoso, nossas equipes ficam atentas para qualquer eventualidade. No caso de ontem, por exemplo, o que causou transtornos não foi a chuva, mas as fortes rajadas de vento, mas, não houve transtornos irreversíveis”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Gilfran Mateus.
Em nenhum dos casos registrados houve feridos ou prejuízos materiais. Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) retiraram as árvores dos locais logo após o ocorrido. “Também fomos acionados para atender um condomínio em que algumas casas foram parcialmente destelhadas”, informou o coordenador, acrescentando que o caso mais grave foi o relacionado ao desabamento de um muro.
A Defesa Civil auxiliou no socorro aos moradores, mas não houve feridos. A Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) manteve contato com as famílias prejudicadas com o incidente, mas elas optaram por serem acolhidas nas casas de parentes. Nesta terça-feira (4), o local deve passar por uma vistoria. “É importante que as pessoas fiquem atentas com árvores, muros e objetos que, por ventura, possam ser arremessados devido à força dos ventos”, alerta Gilfran Mateus. A população pode entrar em contato imediato com a Defesa Civil através do número de emergência 199.