Preocupado com a falta de segurança que assolas as ruas da capital e Grande Aracaju, o vereador José Gonzaga de Santana, o Dr. Gonzaga (PMDB), apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) autorizando os motoristas de ônibus a parar fora dos pontos a partir das 22h para o desembarque de passageiros. Ao justificar a iniciativa, Gonzaga lembrou dos constantes assaltos registrados contra usuários do transporte coletivo e a proposta tem como objetivo levar uma maior segurança aos passageiros que viajam à noite e no período da madrugada.
De acordo com Dr. Gonzaga, o simples fato de a pessoa poder descer mais perto de casa ou mesmo em um local mais movimentado, ou melhor iluminado, já proporciona mais segurança e inibe a ação dos assaltantes. “Às vezes, os poucos metros ou quarteirões que separam a parada de ônibus da casa do passageiro podem ser determinantes para a abordagem de um assaltante”, destacou. O vereador acrescentou que se o projeto for aprovado, as linhas que circulam das 22h às 6h passariam a ter um modelo operacional diferenciado, em que os motoristas não desviariam dos itinerários, mas parariam no ponto da via desejado pelo passageiro.
“Normalmente, os motoristas recebem esse tipo de pedido, especialmente das mulheres, mas não atendem à solicitação porque não têm autorização para parar fora dos pontos”, explicou o vereador. O objetivo do projeto é justamente tornar legal esse atendimento especial, para dar maior proteção aos passageiros. Dr. Gonzaga apelou aos colegas parlamentares que avaliassem a importância do assunto para a segurança dos passageiros e pediu o apoio de todos para a aprovação do projeto.
* Com informações da Assessoria de Imprensa