ARACAJU/SE, 15 de agosto de 2025 , 6:04:03

Vereadora Ângela Melo morre aos 67 anos em Aracaju

Da redação, AJN1

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (6), vítima de uma parada cardíaca, a vereadora de Aracaju, professora Ângela Melo, 67, (PT). A vereadora passou cerca de 90 dias internada no Hospital Primavera por conta de uma pneumonia e na segunda-feira (2) recebeu alta médica para continuar o tratamento em casa.

O velório vai ocorrer a partir das 10h30 na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no Centro da capital, e o sepultamento está previsto para às 16h no cemitério Colina da Saudade, no bairro Jabotiana.

“Somos mesmo pequenos diante da morte. Mas podemos ser gigantes diante da vida. E é isso que Ângela Melo foi, uma gigante, todos os dias. Foi não, continuará sendo. Porque ela vive e seguirá vivendo em nossas ações e memórias. Obrigado, Ângela. Pelos ensinamentos, pela parceria, pelo respeito, por sua dedicação incansável às trabalhadoras e aos trabalhadores do mundo! Nos desculpem, mas são as únicas palavras que conseguimos dizer agora”, diz a nota de pesar publicada no perfil da vereadora no Instagram.

O Diretório Municipal do PT de Aracaju também divulgou nota de pesar. “O Partido dos Trabalhadores está de luto pela morte da companheira Ângela Melo. Aposentada como professora de História, Ângela Melo, de 67 anos, iniciou a carreira política no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese) e estava no primeiro mandato como vereadora de Aracaju. Ângela iniciou na política sindical na década de 1980. O estado de Sergipe perdeu uma mulher fundamental na construção da educação popular, inclusiva e transformadora. Ângela deixa uma grande contribuição para as lutas do povo sergipano, a quem dedicou sua luta e sua vida. Seu legado estará presente no futuro das próximas gerações. Para nós, ficam os ensinamentos que a companheira Ângela Melo nos deixou: de companheirismo, amor e força. Nossa solidariedade, carinho, caloroso e solidário abraço neste momento de dor para toda família. Professora Ângela, Presente!”

O governador Fábio Mitidieri (PSD) usou as redes sociais para lamentar a morte da vereadora. “Recebo com tristeza a notícia do falecimento da professora e vereadora por Aracaju, Ângela Melo. Aguerrida, assertiva em suas posições ideológicas, Ângela ampliou a bancada feminina na Câmara de Vereadores da capital, ajudando a fixar a mulher em espaços políticos e sociais que lhe são de direito. Atuou como professora de História, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese) e integrava a Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão de Ética. Que Deus a receba, professora! Minha solidariedade a familiares e amigos.”

“Foi com imenso pesar que recebi a notícia da morte da vereadora Professora Ângela Melo. Uma companheira que foi exemplo de luta e resistência na defesa do magistério e das causas sociais, deixando um legado na educação sergipana. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos, que Deus conforte a todos neste momento triste.”, publicou em suas redes sociais o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo.

Histórico

Ângela Maria de Melo, mais conhecida como Professora Ângela, nasceu no dia 1º de julho de 1956. No seu registro de nascimento, Angela é natural de Canhoba, mas, por uma troca de pertencimento do povoado, ela se identifica como do município de Nossa Senhora de Lourdes.

Iniciou na política sindical na década de 1980. É professora licenciada em História e possui pós-graduação em Arte e Educação. Atualmente está aposentada das salas de aula. Ela estava em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e integrava a Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão de Ética da Casa Legislativa.

Seu mandato sempre esteve ligado à luta de classes, estando atenta às questões de gênero, da educação pública para todas e todos, da moradia e renda para as pessoas mais vulnerabilizadas.

Você pode querer ler também