A XV Jornada de Psicanálise de Aracaju, que tem como tema “Vida e tempo” acontece nos dias 7 e 8 de abril, no Del Canto Hotel, na Orla de Atalaia. O evento promete reunir pesquisadores na área da psicanálise do país e também do exterior. Qualquer estudante ou profissional, independente da área de atuação pode participar da jornada que vai debater temas relacionados a dimensão do tempo na experiência da clínica em psicanálise, as relações amorosas e parentais na contemporaneidade, a função psicanalítica frente ao imediatismo dos tempos atuais, além de outros temas.
Segundo o diretor-científico do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, o psicanalista Yusaku Soussumi, o tempo é um elemento importante para se pensar a psicanálise na contemporaneidade, sendo o principal assunto a ser discutido: “O Homem hoje, pretenso senhor da vida e do tempo, na justificada necessidade de alcançar o ideal de vida por ele concebido, nela se aprisiona, e rouba ao tempo sua dimensão qualitativa que poderia ajudá-lo a construir o sentido da Vida”.
Desde os primeiros passos dados pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, a psicanálise vem se modernizando, sem perder a sua referência primordial: o trabalho a partir do conceito de inconsciente. Fundamentado principalmente com base na experiência clínica, a abordagem psicanalítica constitui-se como um método de tratamento, bem como uma perspectiva acerca do ser humano em sua totalidade e complexidade.
Inscrições
As inscrições para a XV Jornada de Psicanálise de Aracaju podem ser feitas até a próxima sexta-feira (7), através do site www.psicanalisearacaju.org.br/jornada ou presencialmente até a abertura do evento. A Jornada de Psicanálise de Aracaju é organizada pelo Núcleo Psicanalítico de Aracaju (NPA), instituição fundada em 1997, voltada para o ensino, a pesquisa e a divulgação do pensamento psicanalítico. Os membros do NPA são filiados à International Psychoanalytical Association, instituição fundada por Sigmund Freud em 1910 para a difusão da Psicanálise. O NPA promove grupos de estudo, cursos de formação e eventos diversos de forma continuada, além de oferecer atendimento em psicoterapia para pessoas de baixo poder aquisitivo.
Fonte: Ascom