A Expedição Titanic 2022, que conta com uma equipe de merguladores, conseguiu capturar imagens inéditas em 8k do navio Titanic, expondo um nível novo de detalhes e cores. A filmagem foi divulgada no canal do YouTube da OceanGate Expeditions.
As imagens fornecem cenas da famosa proa do Titanic, a âncora de bombordo, o casco número um, uma enorme corrente de âncora (cada elo pesa aproximadamente 91 quilos) e o porão de carga.
O navio afundou há 110 anos, na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912, quando o luxuoso transatlântico colidiu com um iceberg no Atlântico Norte por volta da meia-noite, afundando em menos de três horas.
Foram 1.517 pessoas mortas e 706 sobreviventes, dos 2.223 passageiros e tripulantes, de acordo com o relatório do Senado dos Estados Unidos sobre o desastre.
“Os detalhes surpreendentes nas imagens de 8k ajudarão nossa equipe de cientistas e arqueólogos marítimos a caracterizar a decadência do Titanic com mais precisão à medida que capturamos novas imagens em 2023 e além”, disse Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions.
No vídeo, é possível ver o guindaste usado para lançar a enorme âncora de 15 toneladas ainda localizada no convés do naufrágio e a manilha que estava originalmente presa ao mastro principal que agora desmoronou.
Também mostra uma evidência de decadência, onde parte do trilho do Titanic desmoronou e caiu do navio.
“Capturar essa filmagem em 8K nos permitirá aumentar o zoom e ainda ter qualidade 4K, que é fundamental para projetos de vídeo imersivos e de tela grande. Ainda mais notáveis são as cores fenomenais nesta filmagem”, disse Rush.
Para ele, “ter especialistas a bordo do submersível Titan quando mergulhamos permite que eles avaliem o naufrágio por meio de observação direta, guiem nossa exploração de diferentes características do naufrágio e continuem seu estudo usando as imagens”, continua.
Fonte: CNN Brasil