A Visa anunciou nesta quarta-feira que assinou um acordo definitivo para adquirir a brasileira Pismo, processadora nativa da nuvem e plataforma de serviços bancários com operações na América Latina, Ásia Pacífico e Europa, por US$ 1 bilhão. A transação foi antecipada pelo Pipeline, site de negócios do Valor, em março, e confirmada ontem (28).
A previsão é a de que a transação seja concluída ao final de 2023. Em comunicado, a bandeira diz que, com a aquisição, estará posicionada para oferecer aos clientes soluções de processamento bancário e de emissão para cartões de débito, pré-pago, crédito e empresariais por meio de APIs nativas em nuvem. Acrescenta que a plataforma da Pismo permitirá que a empresa ofereça suporte e conectividade para trilhas de pagamentos emergentes, como o Pix no Brasil, para instituições financeiras clientes.
“A Visa pode servir melhor nossos clientes instituições financeiras e fintechs com soluções bancárias e de emissão diferenciadas que eles podem oferecer aos seus clientes finais”, afirma Jack Forestell, líder global de produtos e estratégia da Visa, em nota.
Já o fundador e CEO da Pismo, Ricardo Josua, diz que a Visa fornece “apoio incomparável” para que a fintech expanda sua presença globalmente, além de ajuda para “moldar uma nova era de pagamentos e serviços bancários”.
Segundo o comunicado, a Pismo irá manter seu atual time de gestão. A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.
Visa e sua principal concorrente, a Mastercard, estavam interessadas na fintech brasileira.
Fonte: Valor