Utilizar baterias de veículos elétricos para abastecer residências pode gerar uma economia significativa na conta de luz e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
É o que aponta um novo estudo da Universidade de Michigan em parceria com a Ford Motor Company, publicado na revista Nature Energy. A pesquisa indica que carros elétricos podem ir além do transporte e atuar como peças estratégicas no sistema energético doméstico.
A tecnologia analisada é conhecida como V2H (vehicle-to-home). Ela permite que a eletricidade armazenada na bateria do veículo seja usada para alimentar a casa, funcionando como um sistema de armazenamento móvel.
O carro pode ser carregado quando a energia da rede está mais barata e limpa, como nos períodos de maior geração solar, e devolver essa eletricidade nos horários de maior demanda.
Economia na conta de luz
De acordo com o estudo, o uso do V2H pode reduzir entre 40% e 90% os custos de carregamento ao longo da vida útil do veículo.
Na prática, isso representa uma economia estimada entre US$ 2.400 e US$ 5.600 para o proprietário.
Em algumas regiões dos Estados Unidos, como partes da Califórnia e do Texas, a economia é tão expressiva que pode compensar totalmente a eletricidade usada para dirigir.
Menos emissões e novos desafios
Além do ganho financeiro, o impacto ambiental é relevante. Os pesquisadores estimam que o V2H pode reduzir as emissões associadas ao consumo de eletricidade residencial em até 250%, compensando amplamente as emissões geradas pelo carregamento do carro.
A equipe analisou 432 regiões dos EUA, levando em conta clima, tipo de moradia e matriz elétrica local, e concluiu que cerca de 60% da população vive em áreas onde os benefícios ambientais são claros.
Apesar do potencial, os autores ressaltam que a tecnologia ainda está em fase de testes e depende de sistemas inteligentes de controle e da cooperação com concessionárias de energia.
A expectativa é que, no futuro, o processo seja automático, transformando carros elétricos em grandes baterias sobre rodas a serviço das casas e da rede elétrica.
Fonte: Olhar Digital





