De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos novos no estado, no mês de janeiro, totalizaram 1.391 unidades. Em termos relativos, verificou-se um aumento de 13,6% nas vendas em relação a janeiro de 2024. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, dezembro, observou-se uma redução de 19,8%.
Esse número refere-se à soma das vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados pela primeira vez, no período em análise, conforme a nota fiscal da compra.
Segmentos
As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 1.337 unidades, registrando uma queda de 19,6% em relação às vendas do último mês de dezembro. No comparativo com janeiro do ano passado, houve um acréscimo de 13,9% nas vendas desse segmento.
Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 44 unidades, apresentando estabilidade em relação à comercialização registrada em janeiro de 2024. No segmento de ônibus, as vendas foram de 10 unidades, marcando um aumento de 66,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (janeiro de 2024).
As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, conforme a Lei 13.154/2015, no mês analisado, somaram 2.262 unidades. Na comparação com janeiro do ano passado, essas vendas apresentaram uma redução de 9,2%. Já na comparação com dezembro último, observou-se uma diminuição de 1,0%.
*Com informações NIE/FIES