As vantagens do programa “Carro Sustentável”, do governo federal, se refletiram em maiores volumes de vendas em julho, mas não ajudaram a manter o fôlego do consumo em agosto. No mês passado, foram emplacados 225,3 mil veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus — uma retração de 7,3% em relação ao mês anterior.
Na comparação com agosto do ano passado, houve queda de 5%, segundo dados apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
O programa reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros mais econômicos, de baixa emissão de poluentes e com componentes nacionais.
Entre os modelos de automóveis mais vendidos, o líder é o Polo, da Volkswagen, seguido pelo Argo, da Fiat.
Já no segmento de comerciais leves, a primeira posição está com o Fiat Strada, e na sequência, a Saveiro, também da VW.
Dez automóveis mais vendidos em agosto
Posição | Montadora | Modelo |
1 | Volkswagen | Polo |
2 | Fiat | Argo |
3 | Toyota | Corolla Cross |
4 | Volkswagen | T Cross |
5 | Hyundai | Hb20 |
6 | Fiat | Mobi |
7 | Hyundai | Creta |
8 | Chevrolet | Onix |
9 | Fiat | Fastback |
10 | Renault | Kwid |
Dez comerciais leves mais vendidos em agosto
Ranking | Montadora | Modelo |
1 | Fiat | Strada |
2 | Volkswagen | Saveiro |
3 | Toyota | Hilux |
4 | Fiat | Toro |
5 | Ford | Ranger |
6 | Chevrolet | S10 |
7 | Ram | Rampage |
8 | Fiat | Fiorino |
9 | Chevrolet | Montana |
10 | Renault | Master |
Fonte: Valor Investe