ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 2:51:29

Verão tem início às 20h22 desta sexta-feira, 21

Da redação, AJN1

O verão começa nesta sexta-feira (21), às 20h22 (horário de Brasília) no Hemisfério Sul e termina no dia 20 de março de 2019. A previsão é de que seja mais quente e chuvoso do que o anterior.

De acordo com prognósticos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-Inpe) e da Sala de Situação, Tempo e Clima da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe, a temperatura média em todo o Brasil, com ênfase no Nordeste, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro deverá superar os 31.5ºC em média.

E isso em virtude da atuação do El Niño, fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical e que altera o clima regional e global.

O meteorologista Overland Amaral explica que, embora desta vez o El Niño esteja classificado como de intensidade de fraca a moderada, “é característico que eleve a temperatura do Brasil”, explica. “O El Niño também está envolvido no aumento de chuvas em algumas regiões e diminuição em outras”.

Segundo o meteorologista, todas as regiões de Sergipe estão sujeitas a trovoadas, com maior probabilidade nas regiões Agreste e Sertão. “Essas regiões têm um aporte maior de temperaturas e umidades. Então, esses fatores vão favorecer mais a ocorrência de trovoadas nessas regiões nos próximos cinco dias e pelo mês de janeiro, que é o mês climatologicamente mais apropriado para ocorrer esses sistemas”, prevê.

Temperaturas

De acordo com Overland, as temperaturas devem ficar no patamar, do Litoral ao Agreste, entre 34°C e 36°C, e do Agreste ao Sertão de 36°C a 40°C.

 

 

Você pode querer ler também