ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 4:35:51

logoajn1

Mudanças

O ser humano está sempre mudando, e é muito interessante observarmos essas mudanças, desde as mais simples até as mais complexas. Tem as mudanças naturais das faixas etárias… E como são interessantes! A criança que se torna adolescente, depois um (a) jovem e depois… Pensa que é adulto (a). As mudanças ocorrem nos gostos, nas preferências, nos estilos, e até nos conceitos.

Acredito que, de certa forma, mudar é saudável, pois as mudanças, em geral, mostram nossos avanços e nosso amadurecimento nas diversas áreas da vida. Existem mudanças que são provocadas por determinadas situações, outras que são planejadas. Se observarmos bem, vamos perceber que a mudança é necessária, inclusive para uma resposta mais eficaz em relação às transformações de tudo que nos cerca, ou então correremos o risco de ficarmos parados, enquanto o mundo nos atropela. Veja, por exemplo, as mudanças em relação à criação dos filhos: não dá para querer educá-los dentro dos mesmos métodos de antigamente. E no tocante as profissões? Imagine se não houver uma mudança na visão das coisas e na forma de fazer, como, por exemplo, acompanhar as novas necessidades do mercado. Portanto, é claro que mudar é preciso, pois uma coisa é certa: aquele que estiver mais preparado e aberto às mudanças poderá sair na frente, até porque o mundo de hoje mais do que nunca exige dinamismo das pessoas.

Porém, o que quero ressaltar agora é a importância de se perceber o que não é negociável nas mudanças, ou seja, o que poderíamos até chamar de imutável. Por exemplo: OS VALORES. A despeito de toda a necessidade que temos de mudar e nos adaptar às mudanças, é preciso um grande cuidado para não mexer no que deveria ser intocável. Acredito que o que vai nos levar a um bom termo sobre o que mudar ou não, é a manutenção dos valores. Hoje, percebemos que as pessoas estão mudando sem se preocupar com os outros. Dizem uma coisa hoje e amanhã fazem outra; assumem um compromisso hoje e amanhã esse compromisso não existe mais. E isso acontece em diversas instâncias: na família, na amizade, no namoro, na vida conjugal, na vida profissional. É triste constatarmos que a confiança de uma pessoa em outra diminuiu consideravelmente, exatamente por conta dessas mudanças que tem deixado os relacionamentos cada vez mais frágeis.

Gostaria que você parasse um pouquinho para pensar e analisar: será que não tem mudado muito facilmente em relação a coisas que deveriam durar mais? Bem, se chegar à conclusão que sim, quer dizer, que tem mudado muito facilmente a respeito de coisas que deveriam ser mais duradouras, então saiba que ainda há tempo de mudar e parar com essa história de mudar tanto, inclusive sem necessidade. Quero lhe lembrar de algumas palavras de Jesus que demonstram o quanto é importante estarmos ao lado de pessoas que mudam apenas no que tem que mudar, mas em outras coisas são constantes.

… e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora (João 6:37).

… e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mateus 28:20).

Um grande abraço e até a próxima se Deus disser que sim.