ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 7:16:14

logoajn1

Um homem de fé tem atitudes improváveis!

A Bíblia Sagrada, precisamente na carta de Tiago (capitulo 2, versículo 26), no ensina que a fé sem obras é morta. Isso me leva a refletir que todas às vezes que vemos um fato sobrenatural na Bíblia, percebemos que tal fato é provocado por uma atitude improvável de alguém.
Um fato marcante com respeito a isso pode ser encontrado no livro de Atos dos Apóstolos, onde o capitulo 16 nos conta um episódio na vida do apóstolo Paulo e de seu companheiro Silas. Eles estavam anunciando o evangelho pelas ruas da cidade de Filipos, que era uma colônia romana, quando uma mulher escrava, tomada por um espírito de adivinhação (algo condenado pela Palavra de Deus), andava atrás deles dizendo: “Estes homens verdadeiramente são homens de Deus que lhes anuncia a salvação”. Paulo, porém, sabendo que se tratava de uma armadilha do diabo, ficou indignado e expulsou o espírito que estava nela. Os senhores daquela mulher, ao perceberem que sua fonte de lucro havia sido encerrada, se revoltaram contra Paulo e Silas, e os arrastaram a praça pública e pediram às autoridades que os condenassem, pois estariam pregando costumes diferentes dos romanos (na verdade, estavam irritados por que não receberiam mais dinheiro pela adivinhação que a mulher praticava). Os magistrados mandaram arrancar as vestes dos dois servos de Deus para serem açoitados diante de todos, e depois levados à prisão.
A Bíblia também nos conta que, por volta de meia noite, aqueles dois homens começaram a cantar hinos de louvor a Deus e os presos os ouviam, ou seja, aquela era uma “atitude improvável”. O normal seria que estivessem reclamando de sua sorte, ou gemendo de dor, já que os ferimentos eram graves. Enquanto cantavam, aconteceu um terremoto e todas as portas da cadeia se abriram, mas ninguém fugiu. Paulo pregou para o carcereiro e para toda a sua família, e depois os batizou.
O que eu quero chamar a sua atenção é para a atitude de Paulo e Silas: os dois cantavam num momento aparentemente impróprio, mas isso acabou sendo o sinal da fé que eles tinham em Deus. Nós também estamos sempre querendo uma benção, mas ela só virá através das nossas atitudes de fé. Dizer que tem fé, qualquer um pode dizer, mas, como está escrito em Tiago, a fé sem obras é morta. Observe na Bíblia, na sua própria vida, e também na vida de pessoas de Deus que você conhece: quando foi que uma benção aconteceu? Quando houve uma atitude especial, quando fez algo que ninguém esperava, quando teve um ato de fé, quando teve uma prática improvável. Pois pense, bem nisso: nossas atitudes de fé abrem os céus para nós. Veja se, na verdade, estamos esperando o sobrenatural, mas nossas atitudes são sempre cartesianas, cheias de lógica, baseado apenas no que vemos, e não pela fé. Convido você a refletir sobre suas ações e responder a si mesmo: “Tenho agido pela fé?”.
Pense e repense. Um forte abraço e até a próxima, se Deus disser que sim.