ANDADA - 10/02/2020 - 17:00

2º período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda, 10

Foto: Arquivo/Agência Brasil.

Da redação, AJN1

O segundo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira (10) e segue até o sábado (15). A primeira fase ocorreu de 11 a 16 de janeiro, já o terceiro acontecerá de 10 a 15 de março. A medida visa à proteção da espécie em seu período reprodutivo, conhecido como andada, que corresponde a fases da Lua cheia.

A determinação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vale para os estados do Amapá, Pará,  Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Segundo o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é durante a andada que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. A proibição vai além da captura, valendo também para transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie.

Comercialização proibida

Ainda conforme o Ibama, o transporte e a comercialização dos produtos declarados deverão estar acompanhados, desde a origem até o destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo Ibama, após comprovação de estoque.