O direito de ter uma vida
Em outubro de 1930, quando o mundo ainda tentava compreender a crise econômica que o sacudia, John Maynard Keynes escreveu um ensaio de título quase doméstico: Possibilidades econômicas para nossos netos. Imaginou que, dali a cem anos, o avanço da técnica e da produção permitiria trabalhar talvez quinze horas por semana. A humanidade enfrentaria, então, um problema novo: aprender a aproveitar a liberdade conquistada.
Faltam quatro anos para aquele horizonte. Temos máquinas que executam tarefas antes impensáveis, mensagens que atravessam continentes em segundos e sistemas de inteligência artificial capazes de realizar parte do trabalho intelectual. No Brasil, entretanto, o Senado discute se quem trabalha seis dias por semana poderá fazê-lo em cinco. A distância entre uma promessa e a outra diz muito sobre o século que construímos.
Keynes não anunciou uma data para a chegada do paraíso. Sua hipótese dependia de condições que a história não realizou igualmente. Mas deixou uma pergunta mais duradoura do que o cálculo das quinze horas: para que serve uma economia cada vez mais eficiente, se a vida das pessoas continua organizada em torno da escassez de tempo?
Pensemos no domingo de alguém que passou a semana atrás de um balcão, numa fábrica ou percorrendo a cidade para prestar serviços. É o dia de lavar a roupa, abastecer a casa, visitar um parente, resolver o que não coube nos outros seis dias. Às vezes, também é o dia de não conseguir fazer nada, porque o corpo exige aquilo que a rotina lhe negou. Quando chega a noite, o descanso já se converteu em preparação para segunda-feira.
Chamamos isso de folga. Mas há uma diferença enorme entre não estar no emprego e dispor de tempo para si.
O historiador britânico E. P. Thompson mostrou como a industrialização modificou nossa relação com as horas. Não inventou o trabalho duro, tampouco substituiu um passado rural de harmonia e lazer. Deu, porém, nova força à disciplina do relógio: a tarefa passou a caber num turno, o turno num contrato, o contrato numa conta. O tempo tornou-se algo que se mede, vende, fiscaliza e desconta. O instrumento que marcava a passagem do dia passou também a determinar quanto dele poderia pertencer a cada pessoa.
Essa história teve conflitos e conquistas. Em 1919, a primeira convenção da Organização Internacional do Trabalho estabeleceu limites de oito horas diárias e 48 semanais para as atividades industriais abrangidas pelo texto. A Constituição brasileira de 1988 fixou, como regra, o máximo de oito horas por dia e 44 por semana. Nada disso foi dádiva. São capítulos de uma longa disputa sobre os limites que a necessidade de produzir deve encontrar diante da necessidade de viver.
Agora, a PEC 221/2019 propõe reduzir o teto semanal para 40 horas, assegurar dois dias de repouso remunerado e preservar os salários. A proposta ainda está em discussão no Senado. Seu mérito social, contudo, não dispensa uma pergunta prática: como fazer a mudança funcionar na economia real?
Uma padaria que abre cedo, um pequeno comércio, um hospital de plantão e uma empresa de tecnologia não reorganizam turnos da mesma maneira. Há atividades em que métodos melhores podem compensar parte da redução de horas; noutras, serão necessários ajustes, contratações e custos adicionais. Prometer que tudo se resolverá com produtividade é tão insuficiente quanto anunciar uma catástrofe antes de examinar as possibilidades de adaptação. Direitos relevantes merecem transições responsáveis, não slogans.
Também seria precipitado apresentar experiências estrangeiras como receitas prontas. Uma pesquisa publicada em 2025 na revista científica Nature Human Behaviour encontrou melhorias em indicadores de bem-estar de trabalhadores de organizações que experimentaram a semana de quatro dias, sem redução salarial. É uma evidência importante de que trabalhar menos pode fazer bem. Não demonstra, porém, que todos os setores brasileiros obterão resultados idênticos, nem se confunde com a proposta de cinco dias de trabalho e dois de descanso.
O debate econômico é necessário. O problema começa quando apenas um tipo de custo recebe tratamento sério. Calculam-se contratações, turnos e margens de lucro; com muito menos precisão se considera o que a exaustão retira da convivência familiar, da saúde, do estudo e da participação na comunidade. O cansaço não desaparece por faltar-lhe uma coluna na contabilidade.
Há, além disso, uma desigualdade que raramente recebe a atenção merecida. Quem dispõe de recursos pode contratar alguém para limpar a casa, preparar refeições ou cuidar de tarefas que consomem horas. Quem não tem essa possibilidade encerra o expediente remunerado e começa outro. Para muitas mulheres, especialmente, a promessa de descanso esbarra numa divisão doméstica que a lei trabalhista, sozinha, não modifica. O direito ao tempo não é distribuído igualmente nem mesmo entre pessoas submetidas à mesma jornada formal.
Por isso, não basta proclamar que o tempo é mais valioso do que o dinheiro. Para quem precisa escolher entre pagar o aluguel e perder uma diária, essa frase pode soar como luxo de quem tem as contas resolvidas. Salário digno e tempo disponível não são adversários. São condições que precisam caminhar juntas. Tampouco uma nova regra alcançará, por simples declaração, quem vive de trabalhos informais, jornadas sucessivas ou remunerações insuficientes.
O trabalho não é um castigo do qual devamos sonhar escapar. Pode trazer autonomia, reconhecimento, pertencimento e a alegria de construir alguma coisa. Mas há um erro profundo em fazer da ocupação profissional a medida de toda a existência. Uma pessoa também se realiza quando cuida, ama, lê, encontra amigos, participa da vida da cidade ou simplesmente não faz nada que precise apresentar resultados.
A política tende a reduzir esse assunto a uma corrida por votos: uns disputam a autoria da mudança; outros denunciam sua oportunidade eleitoral. A disputa é legítima, mas passageira. O domingo de uma família, a infância de uma criança e o envelhecimento dos pais não obedecem ao calendário das campanhas. Se existe uma questão que merece sobreviver à eleição, é esta.
Afinal, há experiências que não podem ser guardadas para quando a vida permitir. Os filhos crescem, os pais envelhecem, os amigos partem. O tempo que deixamos de compartilhar com eles não se acumula numa poupança à espera da aposentadoria. E nem todos chegarão à velhice com saúde ou recursos para desfrutar aquilo que passaram décadas adiando.
Quase um século depois da provocação de Keynes, talvez tenhamos de reconhecer que o problema nunca foi apenas descobrir máquinas capazes de economizar trabalho. Era decidir quem teria acesso às horas economizadas. Aprendemos a poupar tempo na produção; ainda estamos aprendendo a reparti-lo na vida.
Keynes imaginou netos procurando o que fazer com tantas horas livres. Ainda há gente demais procurando uma hora que seja sua.
