ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 1:51:44

logoajn1

Prefeitura utiliza transmissões online para ofertar serviços aos aracajuanos

Os tempos atuais têm exigindo mudanças na rotina e nos hábitos das pessoas. A necessidade de manter o distanciamento como forma preventiva para evitar a propagação da covid-19 continua necessária. Nesse cenário, em que a oferta de alguns serviços foram modificadas, com a suspensão temporária dos atendimentos presenciais, a Prefeitura de Aracaju tem utilizado, de forma planejada e criativa, cada vez mais, canais de comunicação digitais para ampliar as formas de contato com a população e assegurar a prestação de serviços.

Neste sentido, se valendo de transmissões online no ambiente virtual da internet, as “lives”, que têm mobilizado cada vez mais pessoas em todo o mundo, diversas secretarias e órgãos municipais têm usado esse mecanismo para levar informação, entretenimento e formação aos aracajuanos em diversos campos de atuação. 
A realização do “Forró Caju em Casa”, transmitido entre os dias 23 e 29 de junho, em formato de lives, no canal da Prefeitura no Youtube, exemplifica a utilização criativa das plataformas digitais de comunicação empreendida pelo Município. Assim, um dos eventos mais tradicionais do ciclo junino no Estado, o Forró Caju ganhou novo formato em sua edição deste ano e chegou aos cidadãos de forma online.

Formação No quesito formação, a Prefeitura continua ofertando serviços, tanto por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e quanto da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), também utilizando canais de comunicação digital. Nesse período de pandemia, que ocasionou a suspensão da oferta presencial de serviços, a Fundação lançou o “Fundat Conecta”, uma estratégia online para dar continuidade aos serviços prestados à população. O projeto promove transmissões ao vivo, as chamadas lives, na página oficial da Fundação no Instagram (@fundataracaju), com participação de especialistas, para abordar conteúdos informativos que possam ajudar a população neste momento de pandemia.


A Funcaju, por sua vez, por intermédio da Escola Valdice Teles, está ofertando o “Na Varanda com Valdice. Com o projeto, a Funcaju também tem realizado transmissões ao vivo nas redes sociais (@valdice_teles), com professores da unidade e artistas, e assim tem mantido atividades formativas durante esse período de pandemia, quando o distanciamento social é uma medida necessária para evitar a propagação da covid-19.
Nesses encontros, já participaram os professores Taylane Cruz, com o tema “Processos criativos na escrita”; Emanuel Jorge, que falou sobre “O que um músico precisa para se tornar proficiente”, que desencadeou um curso online; Lucas Rodrigues, que tratou a respeito dos “Processos intuitivos da composição musical”; Tânia Maria, que colaborou com “Construção de uma personagem; além dos artistas locais, Saulo Ferreira, que falou sobre improvisação; Bruno Ribeiro, sobre Interpretação; e Alberto Silveira, que tratou sobre carreira de músico.


Movimentando o corpo Com a necessidade de ficar em casa, muita gente deu uma pausa nas atividades físicas. Porém, a Prefeitura planejou e pôs em prática, por meio do Programa Academia da Cidade (PAC), desenvolvido por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a realização de atividades online. As aulas são ministradas pelos profissionais de educação física do PAC e transmitidas, ao vivo, pela página oficial da SMS no Instagram (@saudearacaju) as segundas e quartas, às 9h, e terças e quintas, às 16h.
As atividades presenciais do programa estão temporariamente suspensas desde o dia 18 de março, seguindo as recomendações sanitárias do decreto municipal de enfrentamento ao novo coronavírus e, com as aulas online, o PAC continua estimulando a atividade física durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19. 
São 20 professores em aulas de 30 minutos das modalidades dança, treinamento funcional, alongamento, exercício de mobilidade. Esses exercícios foram escolhidos por serem simples e não necessitarem de equipamento.


Assistência Social A Secretaria Municipal da Assistência Social desenvolveu o projeto ‘Suas: Respeito, Diversidade e Inclusão’. Devido à pandemia do novo coronavírus, o ciclo de debates ganhou uma cara nova. Com a retomada, será promovido por meio de transmissões nas redes sociais. O projeto visa promover momentos de reflexão a respeito de relevantes temas de interesse coletivo. Nesta edição, uma das pautas será ‘a violência contra a mulher em tempos de coronavírus’. 
Além do ciclo de debates, a secretaria promoveu e participou de outros momentos virtuais que foram adaptados devido à necessidade do isolamento social, a exemplo do tira dúvidas sobre o auxílio emergencial, a participação do debate sobre políticas públicas e direitos da população LGBTQI+ e a live sobre a ‘adoção em tempos de pandemia’.

Fonte: Ascom/PMA

Você pode querer ler também