O Google anunciou uma nova funcionalidade que utiliza recursos do Gemini para transformar aulas em podcasts no Google Classroom (Google Sala de Aula). A novidade oferece mais uma possibilidade de criação e compartilhamento de conteúdos para os educadores que utilizam a plataforma.
O recurso usa inteligência artificial (IA) para permitir que os professores personalizem o áudio para atender a diferentes níveis de ensino, temas e objetivos de aprendizagem de cada conteúdo.
“Eles também poderão especificar o tipo de discussão em áudio, como o número de interlocutores e aspectos da conversa, como, por exemplo, se será em formato de entrevista ou em estilo de bate-papo”, detalhou a big tech ao anunciar o lançamento.
Além do Google Classroom, já é possível transformar conteúdos em áudio diretamente no Gemini — com o recurso de resumos por voz — ou utilizar as ferramentas do NotebookLM para gerar podcasts a partir de documentos e comandos personalizados.
Como utilizar o recurso no Google Classroom
Educadores que desejam usar essa funcionalidade precisam acessar a aba do Gemini, localizada na barra de navegação do Google Classroom. É possível definir parâmetros como formato, objetivo didático e número de vozes para deixar o podcast ainda mais personalizado.
O Google, no entanto, ressalta que, como a IA pode cometer erros na geração dos áudios, a recomendação é que os conteúdos sempre passem por uma revisão do professor antes de serem disponibilizados aos alunos.
Disponibilidade
O recurso começou a ser liberado no dia 6 de janeiro, mas a big tech afirma que a novidade pode levar até três dias para ficar totalmente disponível no Classroom. Educadores poderão acessar a funcionalidade nos seguintes planos do Google Workspace Education:
– Fundamentals;
– Standard;
– Plus.
Fonte: CanalTech





