ARACAJU/SE, 24 de maio de 2024 , 7:26:53

logoajn1

24 de outubro, Dia da Sergipanidade

O Dia da Sergipanidade, comemorado neste sábado (24), marca os costumes, a arte, a tradição e os diversos símbolos que formam a cultura sergipana, mostrando o orgulho de um povo pela sua terra.

 

A data se refere ao recebimento da Carta Régia, que desanexou o território sergipano da Bahia, em 1824, o tornando um Estado independente.  O episódio foi protagonizado no governo do brigadeiro Manoel Fernandes da Silveira. Desde a promulgação do decreto de emancipação, até efetivamente Sergipe chegar até sua independência, foram quatro anos de enfrentamento entre os partidários.

 

Emenda Constitucional

 

No ano 2000, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa (AL) alterou o artigo 47 da Constituição Estadual em que era estabelecido que a Emancipação Política do Estado fosse comemorada duas vezes ao ano: 08 de julho e 24 de outubro. Através da Emenda Constitucional, apenas o 08 de julho ficou como data oficial de celebração. A decisão vigorou, pois a AL concluiu que a data que deveria permanecer seria o dia em que D. João VI assinou o decreto de emancipação.

 

Fonte: Secult

Você pode querer ler também