Até o dia 29 desse mês, Aracaju recebe a edição 2015 dos Painéis Funarte de Regência Coral. O evento acontece no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) e é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através da Escola de Arte Valdice Teles.
Com intuito de contribuir para a expansão e o aperfeiçoamento da prática coral, além do enriquecimento de repertórios em todo o país, o projeto conta com a participação dos maestros Samuel Kerr de São Paulo e Eduardo Lakschevitz do Rio de Janeiro, além da coordenadora do Centro de Música da Funarte, Zezé Queiroz.
Nos Painéis, serão abordadas noções de regência, técnica vocal, dinâmica de ensaio e análise de repertório. As aulas são voltadas para regentes, líderes de grupos musicais, alunos e professores de música. Também será formado um grande coro, que se apresentará no concerto de encerramento.
Para o diretor da escola, Sérgio Maestro, os painéis são de grande importância para a cidade como atividade de formação e reciclagem dos profissionais. Ele conta que houve apenas uma edição no Estado há muitos anos.
“Durante vinte anos a comunidade de Sergipe ficou sem curso de formação em regência coral. A Universidade Federal de Sergipe hoje tem curso de música, mas voltado à licenciatura. Agora conseguimos trazer a Funarte para fornecer essa oportunidade para os profissionais que surgiram nesse período, com uma atualização de alto nível”, comenta.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e para participar, os interessados devem se dirigir à Escola de Arte Valdice Teles, na Rua Vila Cristina, 354, São José, de segunda a sexta das 8h às 21h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3211-6913.
Painéis
Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma extraordinária atuação do então Instituto Nacional de Música, da Funarte, que, a partir de 1980, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o país, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Além da capacitação dos inscritos, espera-se que os participantes sejam multiplicadores dos conhecimentos recebidos junto aos grupos em que atuam.
Fonte: Ascom Funcaju