ARACAJU/SE, 24 de maio de 2024 , 7:44:47

logoajn1

Arquivo Público lançará Guia Memória dos Gestores

Pensando em facilitar o trabalho de estudantes e pesquisadores a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Arquivo Público da Cidade de Aracaju, lançará em breve um livro com informações de todas as gestões Aracaju. O Guia Memória dos Gestores da Capital contará com dados de todos os intendentes e prefeitos que geriram a cidade desde a sua formação.

Leis, decretos, registros fotográficos, editais, mapas e demais realizações feitas por cada gestor farão parte do Guia que servirá como norteador para os pesquisadores. “A função do Guia é facilitar a busca de informações aqui no Arquivo e também promover a divulgação do nosso trabalho. Temos um acervo rico em informações que incluem documentos raros, jornais e demais registros que contam a história da capital sergipana”, disse a coordenadora.

A pretensão da Funcaju é lançar o Guia até o final deste ano, tempo em que o Arquivo finalizará sua reorganização. Segundo a coordenadora da unidade, Rita de Cássia Valença, desde o ano passado o Arquivo passa por uma reestruturação, onde está sendo feito um levantamento detalhado de todos os documentos e o mapeando de todo o material que será dividido por setor. “Antes a classificação era feita por assuntos, a partir de agora a organização é realizada por período de cada gestor, o que facilita tanto na busca quanto na organização dos espaços”, falou.

O Arquivo Público da Cidade de Aracaju detém uma diversidade de temas que vão desde os ofícios publicados datados de 1896, como a história dos bairros aracajuanos e o Livro de Honra de 1920, como também o exemplar sobre as praças de Aracaju.  A unidade tem como função guardar documentos no decorrer de suas atividades, buscando a preservação como um conjunto, pois estes, em sua maioria, servem de prova de transações documentais realizadas. 

 

Fonte: Ascom/PMA

Você pode querer ler também