ARACAJU/SE, 17 de junho de 2024 , 11:54:21

logoajn1

Biblioteca Epifânio Dória realiza evento sobre Cultura Popular

 

Entre os dias 23 e 1° de setembro, a Biblioteca Pública Epifânio Dória promove a primeira edição do projeto “Cultura Popular Sergipana na Sala de Aula: Um Caminho para o Resgate da Nossa Identidade”. A iniciativa faz alusão ao Mês do Folclore se somando a uma série de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O projeto tem como objetivo despertar a consciência dos usuários da Biblioteca sobre a importância da Cultura Popular Sergipana para a construção da cultura brasileira, buscando sua valorização, além de incentivar a Literatura Popular Sergipana e o acesso à informação. Voltadas para professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior das redes públicas municipais, estadual e privada, as atividades acontecerão na sede da Biblioteca.

A programação começa nesta quarta-feira (23), com um Cortejo de Grupos da Cultura Popular, que sairá do Palácio Olimpio Campos em direção ao Centro Cultura Aracaju. Já no dia 28, acontece a abertura oficial do projeto com o lançamento do livro “Filosofia” de Raimundo Senzala, e apresentação musical de Bob Zé.

Ainda no dia 28, será lançada a Exposição “Sergipe Cultural Popular”, composta por xilogravuras dos artistas, Elias Santos e Ana Denise, bordados de D. Maria Glória, fotografia Edel Ferreira, Luana Feldens, Raiane Souza e Moema Costa, além de figurinos de grupos folclóricos.

A programação inclui ainda a realização do minicurso “Manifestações Culturais Populares, Patrimônio da Sergipanidade”, as palestras do professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fernando Aguiar, e da professora Maria Carneiro.

Você pode querer ler também