Há 41 anos surgia uma das principais instituições formadoras de pequenos leitores em Sergipe. Fundada no dia 29 de outubro de 1974, a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes Alencar (Biafa) permanece ativa e cumpre um papel fundamental quando se trata de incentivo à leitura. Com atividades que dialogam com o saber cultural, a unidade da do Governo do Estado tem se destacado nos últimos anos, atraindo cada vez mais crianças para seus espaços.
Sendo a única biblioteca pública sergipana voltada exclusivamente para o público infantil, a Biafa recebe mensalmente cerca de 350 crianças, sendo que, nos meses de abril e outubro este número chega a triplicar. Em abril a biblioteca celebra o Dia do Livro Infantil, enquanto no mês de outubro são comemoradas diversas datas, dentre elas, o Dia das Crianças, o Dia do Livro e o próprio aniversário da Biafa.
Atualmente a biblioteca abriga um acervo com mais de 11 mil livros infantis e infantojuvenis, sendo que, 4.500 destes são histórias em quadrinhos com exemplares datados desde a década de 1960. Todas as edições estão disponíveis de forma gratuita para o público em geral.
Diretora da Biafa desde 2007, Cláudia Stocker considera a biblioteca como um dos principais espaços voltados para o público infantil, tendo uma importância significativa dentro de Sergipe. "Nossa intenção é incluir as crianças no universo literário, e fazemos isso diariamente a partir das atividades que desenvolvemos, seja com contações de histórias, mediações de leitura que começamos a fazer este ano ou em oficinas com convidados. Nós buscamos sempre que a criança aproveite da melhor forma o nosso ambiente".
Parceria com contadores
Uma das principais atividades da biblioteca é a contação de histórias. De acordo com Cláudia, ela pode ser considerada o "carro-chefe" da Biafa, e para que essas atividades sejam desenvolvidas com frequência, a parceria com os contadores é fundamental.
"Há oito anos nós mantemos essa parceria com os contadores de histórias, eles estão constantemente nos ajudando com as atividades, ao mesmo tempo em que o nosso espaço serve de vitrine para muitos deles", explica Cláudia.
Parceira da Biafa, a contadora de histórias, Anna Cristina Souza disse que conheceu a Biblioteca Infantil ao participar de um projeto onde as crianças tinham oportunidade de conhecer autores, ilustradores e ouvir histórias, o que a deixou encantada.
"A biblioteca tem levado para crianças da comunidade e de diversas escolas um serviço de alta qualidade e informação através da contação de histórias, oficinas e empréstimo dos livros. Fico feliz em ser amiga da biblioteca e orgulhosa em ser parceira desta instituição. Gostaria de parabenizar a todos os funcionários pela excelente administração e preocupação em dar o melhor para o público da biblioteca", contou Anna.
Biafa
A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa) foi inaugurada como anexo da Epifânio Dória no dia 29 de outubro de 1974. A professora Aglaé Fontes foi a sua primeira coordenadora. Em 1985, a Biafa foi desvinculada, diversas transformações foram realizadas e, após duas reformas, a biblioteca ganhou sua forma atual.