ARACAJU/SE, 20 de julho de 2024 , 0:15:22

logoajn1

Curta-SE comemora 15 anos de atuação em Sergipe

Em 2015, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) completa 15 anos de fomento ao desenvolvimento do cenário audiovisual de Sergipe. O Festival acontece de 16 a 21 de novembro em Aracaju.

 

Concebido inicialmente em 2001 como um pequeno festival de curtas-metragens voltado para o público universitário, o Curta-SE consolidou-se e chegou a sua 15ª edição como um dos mais importantes eventos do calendário nacional de festivais de cinema.

 

Com o tema “Eterno e Transitório”, o Festival traz reflexões do poeta e filósofo francês Charles Baudelaire, que identificou nas mudanças sociais do século XIX, o desafio de extrair a essência, que era eterna e imutável, de uma realidade de coisas transitórias e cada vez mais rápidas.

 

Para Rosângela Rocha, diretora Executiva do Curta-SE, o Festival é uma forma de envolver a sociedade num circuito de arte e cultura com qualidade. “Esses 15 anos são gratificantes para nós e é ótimo apresentar ao público a magia do cinema. O eterno e o transitório podem ser vistos em cada produção, e o espectador pode assimilar a beleza estética da obra, ou seja, sua parte eterna e mais profunda”, explica Rosângela.

 

Com uma vasta programação, o Curta-SE 15 é um prato cheio para os cinéfilos de plantão, além de agregar outras artes, a exemplo da música. Para Deyse Rocha, produtora Executiva do Festival, é uma vitória para cinema sergipano celebrar uma década e meia de Festival, após uma jornada de lutas e desafios.

 

“A cada ano oferecemos novas atividades e propostas para o público do Curta-SE. Celebrar 15 anos é de grande importância para a história do festival. Além disso, os apoiadores, a equipe e o público compram a ideia e tornam o Curta-SE esse grande espetáculo”, celebra Deyse.

 

Além de disseminar a cultura cinematográfica no estado, o Festival atrai público sergipano e outros lugares gerando assim renda para serviços de hotelaria, aviação, turismo, artesanato e tornando forte o turismo cultural do estado.

 

Curta-SE 15

 

Através da Lei de incentivo à Cultura, o festival tem o apoio da Revista Preview, AVBR Produções, Pelicano, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Tagi.i, ABCA, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Shopping Rio Mar, Festival de Avanca – PT e Fest’Afilm – FR, Superlux, TV Sergipe,  Secretaria de Estado da Cultura,  e apoio cultural do Cinema Vitória, Banco do Nordeste do Brasil, Cinemark e HS Áudio e Vídeo. A realização é da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura /Governo Federal.

Você pode querer ler também