ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 23:00:43

logoajn1

Dia de São João é comemorado com procissão em Estância

Por Karla Pinheiro/CS

 

O dia de São João, comemorado amanhã, 24, é sempre festejado popularmente com muita música, comidas típicas, fogueira e queima de fogos, mas a data também é celebrada pela igreja católica, já que São João Batista, segundo as escrituras bíblicas, era primo de Jesus.

 

Na cidade de Estância, distante 70 quilômetros da capital, acontece a tradicional procissão de São João que há anos faz parte dos festejos da cidade. O cortejo em homenagem ao santo é bem irreverente, um grupo cultural da cidade, a Batucada, acompanha a procissão cantando as músicas dedicadas a São João ao som de ganzás e tambores de batucadas da cultura local. Além dos devotos e da Batucada, quadrilhas juninas, reisados e outros grupos participam do evento católico.

 

A procissão sairá às 16 horas da igrejinha de Santa Cruz, localizada no bairro Botequim e segue até a igreja do Rosário localizada na Praça Orlando Gomes, antiga Jardim velho, no Centro da cidade. O cortejo percorre a cidade por cerca de uma hora, e ao chegar a Igreja do Rosário, o pároco da cidade, Padre Humberto da Silva, celebrará a missa em homenagem ao Santo.

 

Em Socorro

 

Conjunto João Alves Filho, a paróquia que leva o nome do santo iniciou o tríduo de São João na quarta-feira (21), e até amanhã, 24, missas estão sendo realizadas sempre às 20 horas. De acordo com informações da paróquia, no mês de Agosto é realizado o martírio de São João, que é a celebração mais forte da igreja dedicada ao santo.

Você pode querer ler também