ARACAJU/SE, 22 de julho de 2024 , 13:42:56

logoajn1

Em sua 76ª edição, festa do Mastro de Capela encerra festejos juninos em Sergipe

Por AJN1

 

Há 76 anos, a Festa do Mastro, que acontece no município sergipano de Capela, marca o dia de São Pedro na cidade e encerra os festejos juninos do Estado. A festa é uma liturgia em que uma multidão sai da Prefeitura Municipal, rumo à mata para ali cortar a árvore. Durante o trajeto até a mata (uma distância de dez quilômetros) os foliões dançam ao ritmo do carro de som.

 

Ao chegar à mata, é feita uma saudação pelos bacamarteiros ao redor da árvore escolhida. A árvore do mastro é derrubada a machadadas e novas mudas são plantadas no local. Os participantes rumam em cortejo em direção a praça de São Pedro (Praça Anderson de Melo) onde serão amarrados nos galhos do mastro os brindes recolhidos durante a “Sarandaia” e a “Baiana”. O cortejo vem sob o ritmo dos zabumbeiros, dançando e bebendo, como vêm completamente molhados e sujos, atiram lama uns nos outros.

 

Na praça, o Mastro recebe nova saudação do batalhão de bacamarteiros, e é fincado num buraco e erguido por cordas pelos participantes. À noite fazem uma fogueira ao redor do mastro, quando o mesmo tomba são jogados busca-pés nos que se arriscam a apanhar os prêmios, e mesmo assim nada sobra. Dança e música continuam até o amanhecer do dia. É uma tradição ancestral, de origem pagã, originalmente celebrada em diversos países da Europa, simboliza a força e fertilidade masculina.

 

Dificuldades financeiras

 

A festa, que sempre ocorre no final do mês de junho, este no começou em julho porque, segundo a secretária de Comunicação do município, Ana Carla Barreto, o município, assim como no Brasil, não enfrenta boas condições financeiras.

 

“O prefeito Ezequiel Leite procurou uma data a qual houvesse a redução dos custos. Ou seja, foi escolhido de 10 a 12 de julho, pois nesta data conseguimos uma redução dos gastos de 30%. O prefeito prezou em pagar o salário dos servidores, para que eles pudessem curtir a festa tradicional da cidade”, explica a secretária.

 

Shows

 

As apresentações musicais na sexta ficam por conta de Rojão Diferente e Dorgival Dantas. No sábado, os shows foram comandados por Raquel dos Teclados, Cavaleiros do Forró e Samyra Show, entre outros artistas. No domingo a tarde foi a vez das bandas Galã da Vaquejada, Zueirões do Forró e outros artistas que garantiram ao evento diversão e o consagrado forró.

 

Foto reproduzida da página do Facebook/Festa do Mastro Capela Sergipe

Você pode querer ler também