ARACAJU/SE, 17 de julho de 2024 , 13:24:50

logoajn1

Espaço Zé Peixe é finalmente inaugurado

 

 

Por Joangelo Custódio

 

Interditado desde 2008 e símbolo de promessas de reformas que se perdiam no tempo, o lugar onde antigamente funcionava o histórico Terminal Hidroviário Jackson de Figueiredo – que fazia a travessia por meio de barcos “Tototós” de Aracaju para a Barra dos Coqueiros ?, finalmente foi reformado pelo governo estadual e transformado em um novo cartão postal, denominado “Espaço Zé Peixe”. 

 

O novo espaço turístico recebeu o nome de uma figura lendária: Zé Peixe, o prático que guiava os navios a nado em Sergipe e que morreu em 2012. O ofício de Zé era nobre: profissional que ajuda as manobras das navegações na chegada e saída dos portos em áreas onde o tráfego é prejudicado pelo vento, banco de areia, correnteza, estado da maré, entre outras. 

 

 

Agora, o Espaço Zé Peixe reúne peças artísticas que remetem à vida dessa sumidade sergipana, e ainda traz um pouco da culinária e artesanato de Sergipe, lojas, restaurantes e um espaço de contemplação a natureza com vista para o rio Sergipe. Há também um grande barco Tototó e um monumento da personalidade histórica que marcam a decoração do novo ponto turístico.  

 

 

Na reforma, o Governo de Sergipe investiu mais de R$ 1,2 milhão. Segundo o governador Jackson Barreto, o lugar deve ser dedicado à memória de Zé Peixe. "A figura dele é emblemática e popular do povo sergipano. Zé era um prático que dedicou sua vida inteira a trazer e levar navios. Foi um homem que ajudou muito ao nosso Estado. Nada melhor que homenagear quem dedicou sua vida ao mar e rio", disse.

 

Foto: Victor Ribeiro/ASN

Você pode querer ler também