ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 7:27:47

logoajn1

Exposição mostra participação de Sergipe na II Guerra Mundial

 

Neste ano, o mundo comemora 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A participação do Brasil e Sergipe nesse capítulo da história é o tema da exposição montada na última sexta-feira, 14, no Mirante Praia da 13 de julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Intitulada “O Brasil na II Guerra Mundial: uma cronologia”, a mostra faz a trajetóriados fatos que marcaram a guerra, que é considerada a maior catástrofe provocada pelo homem.
 

A exposição é o resultado de uma pesquisa feita pela coordenadora da unidade, Christine Hillmann, há cerca de dois anos, e contou com a concepção visual do designer Gustavo Vargas. Segundo Hillmann o foco da exposição é evidenciar como se deu a participação dos soldados brasileiros durante o combate, sem esquecer de Sergipe e dos ataques sofridos na capital.

 

No Mirante, o visitante encontra uma linha do tempo, destacando os fatos mais importantes que aconteceram no período da guerra. A coordenadora explica, que a mostra conta ainda com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, onde através do Memorial do Poder Judiciário foram cedidos cerca de três banners que falam sobre os ataques realizados em Aracaju, a exemplo do episódio sobre as manifestações feitas na Praça Fausto Cardoso.

 

Outros painéis mostram curiosidades, como a participação de pracinhas sergipanos nos campos de batalha e os torpedeamentos de navios mercantes brasileiros na costa de Sergipe por submarinos dos países que compuseram o eixo. A exposição tem o intuito de relembrar a história mundial, necessária para compreender a sociedade e sua transformação. A mostra segue até o final do mês de setembro com entrada gratuita. 

 

Fonte: AAN

Você pode querer ler também