ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 9:02:42

logoajn1

Folclore sergipano é tema de exposição de fotógrafo na Argentina

O fotógrafo e turismólogo sergipano Tito Garcez iniciou na segunda-feira (21), a exposição de imagens "Sergipe: los rostros de su folklore" (Sergipe: os rostos de seu folclore) em Córdoba, na Argentina. A iniciativa, que faz parte da programação da Semana Cultural Brasil em Córdoba, foi inspirada no Encontro Cultural de Laranjeiras e exibe 25 fotografias de grupos do interior de Sergipe. Até o dia 26 de setembro o material ficará exposto no Centro de Enseñanza de Portugués para Extranjeros (CEPE), realizador do evento junto ao Consulado do Brasil.

De acordo com o fotógrafo, a ideia da exposição é proporcionar que os visitantes, sejam argentinos ou brasileiros, possam conhecer mais um aspecto da cultura do Brasil. “O objetivo é que mudem um pouco a imagem sobre nossas manifestações. E nada melhor do que mostrar o rosto de sergipanos que ajudam a manter a mais tradicional cultura popular do estado. Para mim, a sensação de expor é ótima. É bom fazer com que as pessoas conheçam coisas novas e que saibam da existência de algo tão rico, mas que muitas vezes não é valorizado dentro do próprio país”, declarou Tito Garcez.

A exposição conta com fotografias dos grupos: Reisado Dançando com Arte, da Barra dos Coqueiros; Reisado Santo Antônio, de Itaporanga d'Ajuda; Batalhão São Pedro, de Santo Amaro; Guerreiro Magia do Viver, também de Santo Amaro; e Guerreiras Negra do Quilombo Patioba, de Japaratuba.  

O projeto de fotografia deve estar presente em outros eventos não só na cidade de Córdoba, como em outras províncias argentinas. “A fotografia é uma das formas de divulgar qualquer cultura. Sendo assim, vejo que esse é o melhor modo de fazer com que as pessoas sejam atraídas pelo colorido e alegria das manifestações folclóricas sergipanas. E a partir do momento que conquisto a atenção delas, posso falar mais sobre o tema”, pontuou.

Tito Garcez fotografa desde a adolescência e mantém um arquivo extenso de imagens relacionadas à Sergipe, outros estados brasileiros e ainda algumas localidades da Argentina e do Chile. Alguns de seus trabalhos contemplam o registro fotográfico da Lagoa Redonda, em Pirambu, Parque dos Falcões, na Serra de Itabaiana, e também as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras. 

 

Fonte: Assessoria

Você pode querer ler também