ARACAJU/SE, 11 de setembro de 2024 , 22:17:00

logoajn1

Galeria J. Inácio expõe todo o acervo da Secretaria de Estado da Cultura

A Galeria J. Inácio, localizada na Biblioteca Epifânio Dória, está expondo desde o dia 6 de julho, uma coletiva com todo material do acervo da Secretaria de Estado da Cultura. Esta iniciativa da Secult visa trazer os artistas cada vez mais para os espaços administrados pela secretaria. A coletiva é aberta ao público geral e ficará exposta até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta, das 9 às 17h.

Segundo o curador da coletiva e assessor da Secult, Mário Britto, a ocupação da Galeria J. Inácio está completamente alinhada com o pensamento da nova gestão da cultura do Estado de Sergipe, que, segundo ele, é exatamente trazer o artista, de forma democrática para os espaços geridos pela Secult. “Na Galeria J. Inácio, por exemplo, desde o dia 06 de julho até o dia 31 de agosto, estará aberta uma exposição com o acervo da Secretaria, reunindo 20 artistas diferentes. E, durante este período, a Secult vai elaborar o edital que definirá a política de ocupação daquele espaço. A ideia central do secretário Elber Batalha é que a partir de setembro todas as exposições da J. Inácio sejam definidas através de editais”, informa.

A Coletiva

Nesta coletiva, nomes consagrados de artistas visuais sergipanos terão destaque no espaço da Galeria J. Inácio, que é aberta ao público. Nesta exposição, os sergipanos terão a oportunidade de visualizar a produção artística não só através de pinturas, como também fotografias, desenhos e esculturas, a exemplo de Zeus (José Alves Siqueira), natural de Itabaiana/SE. Escultor, possuidor de um estilo inconfundível que utiliza a madeira para transformá-la em santos.

No seguimento xilogravura e litogravura, o visitante terá a oportunidade de conhecer a obra de Elias Santos, que já foi premiado no Salão de Arte Metanot Copemor, em Salvador, do IV Salão de Arte de Curitiba e do VIII Salão de Arte Pará.

Outro artista que terá destaque na coletiva é J. Inácio, que leva o nome da galeria. Sua pintura passa por uma subliminar linguagem expressionista, era um artista singular, suas obras, realizadas com pinceladas firmes, rápidas e certeiras têm um colorido muito exclusivo. São cores vibrantes e luminosas, com predominância dos tons verdes e amarelos.

Nomes como Adauto Machado, Antonio Maia, Bosco Rolemberg, Dilson, Eurico Luiz, Everton, Fábio Pamplona, Gervásio Teixeira, Jo'k, Jorge Luiz, Leonardo Alencar, Lindete, Nogueira, Núbia Marques, Otávio Luiz, Pablo Menezes, Vicente Coda, também estarão presentes na Coletiva da Galeria J. Inácio.

 

Fonte: Secult

Você pode querer ler também